DIA C I: Mais de cinco mil voluntários estarão mobilizados no Paraná «Voltar

As cooperativas do Paraná estão mobilizadas em torno do programa Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – iniciativa de estímulo ao voluntariado promovida em âmbito nacional pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Além das ações socioambientais promovidas ao longo do ano, no  dia 1º de julho, cooperativistas se reúnem na capital e no interior para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo e participar de uma grande ação do cooperativismo brasileiro que vai reunir uma legião de voluntários em vários pontos do país.

Números - Os números contabilizados pelo Sescoop/PR até esta quinta-feira (22/06) indicam que, neste ano, o Dia C contempla a participação de 166 cooperativas paranaenses, com 124 iniciativas, em 63 municípios, 50.367 beneficiados e 5.973 voluntários em todo o Estado.

Curitiba - Em Curitiba, a programação do Dia C, no dia 1º de julho, será no Parque São Lourenço, a partir das 12h30, com serviços de saúde, educação financeira, cidadania, além da 3ª Caminhada do Voluntariado Cooperativista Paranaense. A iniciativa é do Sistema Ocepar, em parceria com a Unimed Paraná, Unimed Curitiba, Dental Uni, Sicredi, Sicoob e Aurora, com apoio da Prefeitura de Curitiba e RPC. Os interessados em participar podem se inscrever doando uma lata de leite integral ou leite longa vida nas sedes das cooperativas ou do Sistema Ocepar. Os donativos serão repassados a entidades beneficentes.

Desafio - O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Divulgação - Como ocorreu no ano passado, o Sistema Ocepar firmou parceria com a RPC, que vai contribuir com a divulgação do Dia de Cooperar. A partir de quarta-feira (28/06), nos intervalos dos programas Hora Um, Bom Dia Paraná, Paraná TV 2ª Edição, Mais Você e Bem Estar, será veiculado um VT, em rede estadual, em todas as emissoras do GRPCom até sábado (01/07), convidando a população para participar da mobilização do cooperativismo.