Cooperativismo mostra resultados do Dia C na ONU «Voltar

A convite da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e do Comitê de Promoção e Avanço do Cooperativismo (COPAC), o Sistema OCB participou hoje (14/7) de audiência na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA. A “Cerimônia de Observância do Dia Internacional do Cooperativismo” contou com a participação de mais quatro países apresentando suas boas práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Representando o cooperativismo brasileiro, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, discursou por cerca de cinco minutos, apresentando os resultados obtidos ao longo dos anos com o Dia de Cooperar – programa de responsabilidade socioambiental das cooperativas brasileiras que, desde 2009, vem transformando realidades pelo país, já tendo beneficiado mais de 2,5 milhões de pessoas.

FORÇA

“Este é um programa que muito nos orgulha e demonstra a força transformadora do cooperativismo. Guiadas pelo sétimo princípio cooperativista, o Interesse pela Comunidade, associado ao incentivo constante à intercooperação, as cooperativas brasileiras têm mostrado que são competitivas, qualificadas e preparadas para estar à frente de qualquer mercado ao redor do mundo. E elas são, também, instrumentos poderosos na cooperação para a redução da pobreza, ao promover inclusão financeira”, enfatizou Freitas em sua fala.

CONTRIBUIÇÃO

O dirigente destacou, ainda, que, numa natural corrente de promover a transformação nas comunidades onde estão inseridas, as cooperativas brasileiras contribuem, de forma simples, porém significativa, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda da ONU para erradicação da pobreza mundial até 2030: “elas fazem isso no seu dia a dia, em seu jeito de produzir ou de prestar seus serviços, valorizando sempre as dimensões econômica, social e ambiental, plantando as sementes para um futuro melhor, pautado em ética, transparência e atenção às pessoas”.

Fonte: OCB