AEF-Brasil e TV Escola lançam websérie sobre Educação Financeira com foco no público jovem «Voltar

Irreverente e atual – assim é $100 Neuras, websérie que estreia no próximo dia 10, na TV Escola. Com foco no público jovem, a atração que promete agradar todos os interessados em lidar com hábitos financeiros, é resultado de uma parceria entre a AEF-Brasil e a TV Escola / Roquette Pinto Comunicação Educativa. O programa é dirigido por Renato de Paula e será exibido em toda a grade de programação da TV escola, distribuída via satélite e operadoras de TV por assinatura, e nos sites www.vidaedinheiro.gov.br e www.tvescola.org.br, além do canal do Ministério da Educação.
 
Com linguagem descontraída, a websérie composta por 13 episódios narra o dia a dia da youtuber Fernanda, personagem da atriz Raissa Venâncio, que vive no país fictício “perrenguistão”. Ela relata seus desafios com a gestão das despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro. A proposta é se comunicar e interagir com o jovem na linguagem que ele realmente entende e impactá-lo para que comece a ter maior intimidade com temas como planejamento, controle de gastos, renda e poupança. “Vamos ensinar o jovem a colocar em prática conceitos como o consumo consciente e planejamento”, explica Raissa.
 
“A série está linda. Raissa traduz as necessidades e anseios de uma geração que não poupa, se endivida cedo demais e que tem pouca ou nenhuma cultura de educação financeira”, comenta Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil. Para a executiva, o programa é uma potente ferramenta para transformar esse cenário e engajar o jovem na mudança de comportamento, de hábitos e atitudes no processo de tomada de decisão quanto a gestão adequada de diferentes recursos, dentre eles, o financeiro.
 
A parceria entre a TV Escola e a AEF-Brasil vai gerar, ainda, a produção do programa “Sua Escola, Nossa Escola”, também exibido pela TV Escola, e abordará o tema da Educação Financeira mostrando as mais diversas experiências realizadas em escolas públicas de cinco cidades brasileiras – Macapá (AP), Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas (TO). O contrato entre as duas organizações inclui ainda o desenvolvimento de game educativo e interativo, dois cursos de ensino a distância em educação financeira para professores, além da revitalização da plataforma www.vidaedinheiro.gov.br.
 
“A parceria com a organização Roquette Pinto Comunicação é mais um instrumento fundamental para o cumprimento da missão da AEF-Brasil, que é fazer do Brasil uma nação financeiramente educada por meio da disseminação da educação financeira em todo o país, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, encerra Claudia.
 
Anúncio da estreia
O anúncio da estreia da websérie e demais projetos que integram a parceria entre a AEF-Brasil e a TV Escola acontece no dia 09 de agosto, às 19h, no programa semanal Salto Para o Futuro da TV Escola. Neste dia, serão entrevistadas a superintendente da AEF-Brasil, Claudia Forte, e a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, professora Wanessa Zavarese Sechim.
 
O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Itaú Social, Instituto Unibanco, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG.
 
Sobre a parceria AEF-Brasil e TV Escola
Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.
 
Serviço – R$ 100 Neuras
 
Estreia: dia 10 de agosto, às 18h30
Inéditos: todas as quartas-feiras, às 18h30
Onde assistir: A programação é distribuída por satélite aberto, analógico e digital, para todo o território nacional, atingindo 15 a 20 milhões de antenas parabólicas. Além da distribuição por satélite aberto, a TV é distribuída pelas operadoras de TV por assinatura. Os canais podem ser conferidos em http://tvescola.mec.gov.br/tve/sobre.
Os episódios também estarão disponíveis no www.vidaedinheiro.gov.br e tvescola.mec.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa