Maior cooperativa de ensino de idiomas do país completa 18 anos «Voltar

Há 18 anos, quando pensaram em unir forças e recursos para oferecer o ensino de idiomas estrangeiros aos habitantes de Brasília e suas cidades satélites, os fundadores da Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (Cooplem) não poderiam imaginar que, em menos de duas décadas, a escola cooperativa seria a maior do país e uma das maiores do mundo.

No início, os pioneiros que fundaram a Cooplem, que completa 18 anos nesta terça-feira (12/9), tinham apenas um objetivo em comum: democratizar o acesso ao ensino da língua estrangeira moderna a toda população do Distrito Federal e entorno. “O que era apenas um sonho é, agora, a razão de ser da nossa cooperativa. Temos esse lema como a nossa Missão”, explica Márcia Behnke, uma das fundadoras e atual presidente da Cooplem.

GESTÃO

Ao chegar à maioridade, a cooperativa conta com um time de 136 professores associados e que, juntos, gerenciam as 12 unidades da escola, localizadas em Brasília (Asas Sul e Norte) e nas cidades satélites: Águas Claras, Ceilândia, Gama, Guará II, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Sobradinho, Sudoeste, Taguatinga Norte e Taguatinga Sul.

São esses mesmos professores que assumiram para si a gestão de áreas como o Administrativo, o Pedagógico, o Financeiro e até o Marketing. Vale destacar que, para assumir uma dessas posições administrativas, os cooperados votam e são votados.

Desta forma, os professores da Cooplem colocam em prática a gestão democrática, um dos princípios do cooperativismo. Ele prevê a participação ativa de todos os membros de uma cooperativa no processo de formulação de suas políticas e, também, na tomada de decisão que envolve o futuro da empresa.

PÚBLICO

Atualmente, a Cooplem conta com cerca de 8,5 mil estudantes, todos com objetivos em comum: conhecer um novo idioma, ampliar as referências culturais que cercam a língua escolhida e, sobretudo, mergulhar em um universo onde a qualidade do ensino versus o custo benefício se constitui em um dos grandes diferenciais da cooperativa que oferece cursos de quatro idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Japonês.

“A Cooplem faz parte da nossa vida. Somos três gerações que estudamos lá: minha mãe, eu e meu filho. Estamos muito satisfeitos com os resultados. A Cooplem nos mostrou que falar inglês é possível”, comenta o servidor público federal Alexandre Nora, cuja trajetória na aquisição das habilidades que envolvem o inglês – falar, ouvir, ler e escrever – se deu na unidade da Asa Sul.

VÍNCULO

“Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, ter fluência em pelo menos um idioma estrangeiro é praticamente um requisito básico e, hoje, podemos comemorar o fato de que a Cooplem, ao longo desses 18 anos fez e faz parte da história de vida de milhares de pessoas. Além de se formarem na Cooplem, muitos de nossos alunos e ex-alunos se tornaram nossos amigos, ou seja, eles ampliaram a família da cooperativa”, comenta Márcia Behnke.

FUTURO

Consolidada como uma das escolas de idiomas mais respeitadas da Capital Federal, sendo, portanto, uma referência no ensino de idiomas no Centro-Oeste brasileiro, a Cooplem, ao longo de sua história, cresceu, superou desafios e, atualmente, ocupa um lugar de destaque no mercado de cursos de idiomas do DF.

Para a presidente Márcia Behnke, mesmo com tantos resultados para celebrar, há muito trabalho que ainda precisa ser realizado. “A Cooplem espera diversificar os cursos oferecidos, para atender aos mais variados públicos do DF. Também é necessário investir no aprimoramento profissional dos nosso cooperados e colaboradores. Só assim, com um olho no presente e outro no futuro, é que poderemos comemorar muito mais e levar o cooperativismo a mais e mais pessoas”, comenta a cooperada.

PRÊMIO

Em 2013, a Cooplem foi reconhecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como uma das cooperativas com melhor gestão do DF, sendo agraciada com o troféu do Prêmio Excelência da Gestão, na categoria Bronze.

MOVIMENTO COOPERATIVISTA

Para o superintendente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, a Cooplem atinge sua maioridade com uma marca consolidada e que contribui cada vez mais para o fortalecimento do cooperativismo do Distrito Federal. “A cooperativa e seus cooperados merecem todo o nosso carinho e gratidão por trabalhar com tanta dedicação para alcançar sua missão e, desta forma, levar o cooperativismo a todos os cantos do DF”, conclui Gorga Neto. (Com informações do Sistema OCDF)

Fonte: Sistema OCB