Ética, economia e comportamento foram debatidos no 8° Seminário «Voltar

Durante mais de cinco horas, o cooperativismo foi o foco das atenções frente à análise de grandes desafios atuais para o seu desenvolvimento. O 8º Seminário Estadual de Cooperativismo, realizado na última sexta-feira (22), trouxe, para o centro do debate, questões relacionadas à ética, política, economia, gestão e comportamento, convidando à reflexão cerca de 450 pessoas que participaram do evento, realizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO, no Centro de Convenções da PUC Goiás.

Ao longo do seminário, a plateia foi presenteada com muita informação repassada por um trio de palestrantes renomados: o historiador Leandro Karnal, o economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani, e o executivo Cláudio Tomanini. Logo na abertura, o presidente do Sistema, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, enfatizou o posicionamento ético do cooperativismo, que valoriza seus integrantes e trabalha pelo desenvolvimento em conjunto do econômico com o social. Também destacou o crescimento do setor cooperativista em plena crise econômica. 

“Diante de milhares de demissões feitas no ano passado, em Goiás e no País, não recuamos uma vaga sequer e mantivemos praticamente o mesmo quadro de empregados, com mais de 10.200 postos de trabalho. Também conseguimos fortalecer o cooperativismo, aumentado em 10% o número de cooperados. Hoje, somos mais de 173.200 sócios no Estado", afirmou.

Ética
Doutor em História Social pela USP e professor na Unicamp, Leandro Karnal falou da importância da posição ética do ser humano, na vida pessoal e profissional. "A ética garante a escolha e a liberdade. "Segundo ele, ao diluir a responsabilidade do negócio entre muitos sócios, que são donos, mas também clientes, o cooperativismo é uma solução original para conciliar os interesses do capital e do trabalho.

"O cooperativismo é uma espécie de terceira via, que pega o melhor de dois mundos. Só gente que tem parte do controle de uma empresa, tem interesse absoluto nessa empresa e, com isso, consegue produzir um resultado benéfico a todos", destacou.

Economia
Em sua palestra no seminário, o economista Roberto Padovani realizou uma análise completa da evolução político-econômica do País. A partir da apresentação de diversos dados, ele mostrou a curva, ao longo do tempo, de uma crise anunciada, em consequência das decisões adotadas pela política econômica do governo nos últimos anos. Entretanto, destacou que o ciclo de recuperação da economia já foi iniciado em 2016, apontando para uma perspectiva positiva para o País.

Segundo Padovani, o cooperativismo pode contribuir nessa recuperação. "O crédito cooperativo tem algo que os grandes bancos não possuem: informação. É isso que ajuda as pessoas a gerirem melhor seu dinheiro. Além disso, as cooperativas de crédito oferecem segurança e agilidade."

Carreira
Encerrando o Seminário Estadual de Cooperativismo com chave de ouro, o executivo de Marketing e Vendas Cláudio Tomanini chamou a plateia à reflexão sobre as atitudes tomadas, por cada um, ao longo da carreira e nos locais de trabalho. Segundo ele, os atores do cooperativismo (sejam cooperados ou empregados) devem se dedicar a fazer o extraordinário em sua rotina de trabalho, o que significa ter mais foco nas atividades e ser mais eficiente na gestão. "Para criarmos valores, temos que inovar, renovar e mudar."

Satisfação
O Sistema OCB/SESCOOP-GO encerrou o 8º Seminário Estadual de Cooperativismo com um coquetel para todos os participantes. Diversas pessoas manifestaram sua satisfação com o evento e enfatizaram a diversidade e a importância dos conteúdos apresentados, além da qualidade da organização. Conselheiro de Odontologia Preventiva da Uniodonto Goiânia, Cláudio Araújo Gonzaga mostrou-se muito animado com as informações adquiridas durante o seminário e fez questão de elogiar cada uma das apresentações. 

Cláudio resume, como ponto comum das palestras, a ênfase na necessidade de foco. "Foi muito bom que a Uniodonto Goiânia tenha trazido vários colaboradores. Vamos levar para a cooperativa esse debate: precisamos ter foco para vencer os desafios e, principalmente, mudar o nosso pensamento, para inovar", conclui o conselheiro, parabenizando o Sistema pela organização, conteúdo e local do evento. "Para mim, que sou estreante nesse seminário, saio daqui bastante realizado com o que vi."

O presidente da Agrovale, Antônio Carlos Borges, veio de Quirinópolis a Goiânia para prestigiar o seminário e elogiou o conteúdo abordado nas apresentações. "As três palestras focaram bastante nosso objetivo, nossa realidade e nos conduziram à reflexão. Com certeza, esse conteúdo vai ajudar cooperativas de todos os segmentos, para que possamos ver que somos diferentes, importantes e que temos de caminhar juntos", destacou.

Para o supervisor de vendas da Comigo Everton Delazeri, as palestras mostraram aos participantes uma visão diferenciada de mercado, para que atuem de forma diferente, abram o campo de visão, busquem apoio e maior participação dos cooperados, para gerir a cooperativa. "Mais uma vez, o evento trouxe novidades e mostrou um lado diferente da forma como a cooperativa pode atuar no mercado, até porque ela é uma sociedade diferente, que atua mais próximo da sociedade."

Para o presidente da Autobem, Aurélio Brandão, o evento foi excelente, com informações importantes para as cooperativas. "Nossa diretoria esteve presente no seminário e ficou muito empolgada com o resultado. Acredito que, agora, o importante é levarmos os ensinamentos para a prática."

A conselheira administrativa do Sicoob Centro Norte Goiano Etelvina Marques Elias, que também esteve pela primeira vez no evento, disse que o seminário foi instigante e que pretendia levar as questões que considerou importantes para comentar com os demais conselheiros da cooperativa.

Doações
Sem custo para o público, a participação no 8º Seminário Estadual de Cooperativismo foi efetivada mediante doações de brinquedos pelos inscritos. O material arrecadado será repassado a instituições filantrópicas, que atendem o público infantil.

Fonte: Boletim Goiás Cooperativo