Ocesp completa 47 anos de serviços prestados ao cooperativismo «Voltar

A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) completou 47 anos de serviços prestados ao cooperativismo no último sábado, 14 de outubro. Muita coisa mudou durante as últimas décadas, mas a luta pelo fortalecimento e reconhecimento do valor e da importância do cooperativismo para a sociedade segue a mesma, conforme destaca o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande. "São muitos os desafios, pois há grande diversidade entre as cooperativas do nosso Estado, mas seguimos comprometidos com o desenvolvimento do cooperativismo e atuando para melhorar as condições de vida dos nossos cooperados", ressalta o presidente.

Del Grande acredita que um dos maiores desafios atuais é melhorar a percepção da sociedade sobre a importância das cooperativas. “Nosso trabalho de representação tem esse objetivo permanente. Lutamos para que as autoridades e toda a sociedade compreendam, cada vez mais, o papel transformador do cooperativismo. É um movimento muito importante de geração de trabalho e renda, capaz de gerar a verdadeira inclusão de pessoas”, enfatiza.

Ismael Perina Júnior, diretor da Sicoob São Paulo, destaca o importante papel de coordenação dos vários ramos do cooperativismo exercido pela Ocesp. “É fundamental contar com uma instituição com a legitimidade para fazer a interlocução com cooperativas de todos os ramos. A Ocesp é a voz das cooperativas em diferentes espaços em nosso Estado e, inclusive, faz a ponte com a OCB para a defesa dos nossos interesses em âmbito nacional”, observa.

O diretor da Sicoob São Paulo também destaca o papel da Ocesp para o desenvolvimento das cooperativas de crédito. “Com o Ceco/SP (Conselho Consultivo Estadual do Ramo Crédito), é possível juntar diferentes instituições do nosso setor para pensar em assuntos de interesse geral, com discussões aprofundadas e que têm feito a diferença”. Ele também menciona a parceria da Ocesp com o Sescoop/SP, responsável pelo treinamento e desenvolvimento dos dirigentes, gestores e profissionais que atuam nas cooperativas paulistas.

Para Mauro Junqueira, presidente da Unimed Dracena e ex-diretor da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, a Ocesp é importante parceira das cooperativas. “Antes de mais de nada, queremos parabenizar a Ocesp por seus 47 anos. A instituição exerce papel fundamental na prestação de serviços para as cooperativas, seja na representação política ou no trabalho de educação realizado em conjunto com o Sescoop/SP. Nos últimos anos, em que o Sistema Unimed participa de forma mais efetiva das ações promovidas pelo Sistema Ocesp, reconhecemos, principalmente, o valor dos programas de formação e treinamento que contribuem para desenvolver nossos profissionais e dirigentes”, salienta Junqueira.

Já Daniel Sales, presidente da Coopertax, afirma que a missão da Ocesp segue extremamente relevante nos dias atuais. “A organização merece todo o nosso respeito e gratidão pela forma incansável com a qual se dedica nos projetos voltados para as cooperativas. Observarmos sempre muito profissionalismo e determinação, com iniciativas em busca de melhorias para o nosso cooperativismo diante das transformações do mercado”, destaca.

Um pouco de história

No vídeo abaixo, divulgado em 2015 por ocasião dos 45 anos da Ocesp, os líderes cooperativistas Roberto Rodrigues, Américo Utumi, Marcio Lopes de Freitas, Evaristo Machado Netto e Edivaldo Del Grande comentam momentos marcantes da história da Ocesp.

Fonte: Sistema Ocesp