Mulheres cooperativistas protagonizam evento do Sistema OCB/SESCOOP-GO «Voltar

Dois dias de muita interação, reflexão e aprendizado marcaram o 8º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativistas, realizado pelo Sistema OCB/SESCOOP-GO e encerrado na sexta-feira (20), no Hotel Tayo, em Caldas Novas. As 175 participantes - cooperadas, filhas e esposas de cooperados em Goiás - foram verdadeiras protagonistas no evento, responsáveis por compartilhar experiências, debater temas atuais e relevantes (como família, saúde, meio ambiente, educação e política) e analisar o valor da participação feminina no contexto social e da própria cooperativa. 

As atividades foram realizadas em grupos, para motivar o intercâmbio de ideias e demonstrar o quanto a união de forças e as parcerias entre as mulheres podem fortalecer ações e chegar a soluções. Juntas, elas aproveitaram os assuntos debatidos ao longo da manhã de quinta-feira para desenvolver uma performance, denominada Mulher Cooperativista Show. Cada grupo se articulou para uma função: roteiro, apresentação, cenografia, iluminação e sonoplastia, figurino e maquiagem, atuação, direção geral, controle do tempo e reportagem.

Com a música-tema "Mulher (Sexo Frágil)", de Erasmo Carlos, elas apresentaram, ainda no primeiro dia de evento, pequenas esquetes e se valeram de humor para abordar situações cotidianas, que necessitam de reflexão - jornada dupla ou tripla, desigualdade no mundo do trabalho, falta de reconhecimento da família, cobrança pela estética, dentre várias outras enfrentadas corriqueiramente pelo público feminino.

À noite, as participantes do 8º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativistas puderam aproveitar do jantar de confraternização.

No segundo dia, o grupo responsável pela reportagem sobre o "show" fez um resumo da dedicação e envolvimento das mulheres no exercício, além de mostrar as dificuldades e as soluções encontradas para cada situação. O evento foi encerrado com um almoço no hotel.

Evento

Ao longo do evento, todas as dinâmicas tiveram como facilitadores três profissionais do Projeto Cooperação: Raísa Moura, Fábio Brotto e Cambises Bistricky. A empresa trabalha há duas décadas com desenvolvimento de organizações colaborativas.

O presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, frisou, durante o encontro, o desejo cooperativista de que cada vez mais mulheres participem da direção das sociedades cooperativas, contribuindo para o fortalecimento e para o olhar mais humano, engajado e responsável do movimento. 

Doações

Com a entrada de cada participante vinculada à doação de brinquedos, o 8º Encontro Goiano de Mulheres Cooperativistas conseguiu arrecadar 331 presentes, que foram entregues a representantes de três instituições de Caldas Novas.

Foram beneficiados o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Celina Palmerston (75 brinquedos), a Associação Beneficente Lar Batista (25), e o Centro de Convivência de Crianças e Adolescentes Dr. Rodolfo Rohr – PETI (231). Participou da entrega a secretária Municipal de Assistência Social, Flávia Alves Lima.

Fonte: Goiás Cooperativo