Fundo Garantidor das Cooperativas vai atuar na prevenção de riscos «Voltar

Novas metas do FGCoop serão apresentadas no III Fórum de Cidadania Financeira do Banco Central, em Vitória, nesta quarta-feira (8)

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) vai atuar preventivamente para reduzir riscos nas instituições associadas. Esse é um dos pontos do novo plano estratégico que o presidente do órgão, Bento Venturim, vai anunciar em Vitória nesta quarta-feira (8), durante o III Fórum de Cidadania Financeira, que será promovido pelo Banco Central a partir desta terça (7).

Ao apresentar os projetos para os próximos cinco anos, Venturim falará sobre as ações que serão adotadas para melhorar a eficiência do FGCoop, que funciona de forma semelhante ao instrumento de proteção adotado pelos bancos comerciais, ou seja, é um mecanismo de preservação do patrimônio financeiro dos correntistas, poupadores e investidores.  Aprimorar a qualidade do monitoramento e consolidar a assistência financeira às entidades associadas serão outros avanços mencionados.

“O FGCOOP quer consolidar o seu papel como instrumento para o fortalecimento, a confiança e o crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), por meio de sua atuação proativa na detecção de problemas e na contribuição para a busca de soluções sistêmicas”, afirmou.

Intercâmbio

Além do FGCoop, outras instituições ligadas ao cooperativismo terão representantes no Fórum de Cidadania Financeira, que está sendo realizado pela primeira vez em Vitória. Em função da presença de diversos dirigentes do setor na cidade, o Sicoob ES vai receber importantes líderes do Cooperativismo Financeiro Nacional e também sediar reuniões dos Conselhos de Administração de algumas dessas instituições.

“Cooperativas de vários locais e sistemas brasileiros marcaram visitas para conhecer as boas práticas de gestão que distinguem o Sicoob ES como o sistema regional mais eficiente do Brasil”, destaca Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo da instituição capixaba.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 230 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,5 mil unidades, e atende 3,7 milhões de associados.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob ES