Alagoas: Desenvolve apresenta resultados de programa para gestão de cooperativas «Voltar

A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) apresentará, nesta quinta-feira (23), em um evento na cidade de Olho D’água do Casado, os resultados do trabalho aplicado pelo Programa Gestão Coopmais ao longo do ano. O programa foi criado pelo ex-presidente da Desenvolve e atual secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, com o intuito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico de grupos produtivos de Alagoas.

Ao longo de 2017, membros de 15 cooperativas de produção de várias regiões do Estado receberam capacitação para aprender a administrar melhor suas entidades e aplicarem com mais eficiência os recursos liberados pelo Governo do Estado.

Segundo Flávio Dória, diretor administrativo e financeiro da Desenvolve, o propósito da capacitação é ajudar na consolidação da lucratividade das cooperativas e associações que antes não conseguiam gerir com propriedade os recursos que detinham.

“A ideia é dar continuidade ao programa em 2018 e ajudar a acelerar o crescimento de outras instituições com essa capacitação que é inédita no Estado. Isso demonstra o comprometimento do governador Renan Filho com os pequenos produtores de Alagoas”, afirmou Dória.

Para a iniciativa foram disponibilizados 3 milhões de reais para beneficiar 1906 famílias. Somente este ano já foram aplicados quase 800 mil reais. Além do treinamento em gestão, o programa vai ajudar na elaboração dos planos de negócios para as 15 entidades associativas.

Nesta primeira etapa foram contemplados membros de cooperativas dos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Piranhas, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Arapiraca, Piaçabuçu, Murici, Santana do Mundaú, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, Flexeiras, União dos Palmares, Maragogi e Batalha.

O evento de encerramento desta primeira fase do programa acontecerá no Clube Social Casadense, no Centro da cidade, a partir das 14h e vai contar com a presença do governador Renan Filho e secretários de Estado.

Agência Alagoas