Sistema OCB/PA e Embrapa/PA estudam consolidação de parceria «Voltar

O termo de parceria visa desenvolver capacitações para cooperativas que tenham trabalhos nas áreas de interesse 

O aporte tecnológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é um aliado que pode promover o melhoramento da produção e, por conseguinte, a competitividade das cooperativas. Em reunião com o Chefe Geral da unidade estadual, Adriano Venturieri, o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, discutiu sobre o estreitamento da parceria com a elaboração de um termo de cooperação técnica entre as entidades. A iniciativa foi uma das demandas suscitadas pelas cooperativas na elaboração da Matriz da Cooperação.

As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa geram tecnologias, produtos e serviços que viabilizam a produção de alimentos, o uso dos recursos naturais e florestais e a conservação do capital natural da Amazônia Oriental. A instituição atua em todas as regiões do estado do Pará. As linhas de pesquisa são direcionadas a partir de três grandes temas, que dão suporte a políticas públicas para a promoção do desenvolvimento sustentável da região: Ordenamento, gestão e monitoramento territorial; Manejo, valoração e valorização da floresta; Uso de áreas alteradas com opções tecnológicas e sistemas sustentáveis.

O termo de parceria visa justamente desenvolver capacitações para cooperativas que tenham trabalhos nas áreas de interesse da Embrapa/PA, como canteiros de experimentos e pesquisa de grãos.  A assessora jurídica do Sistema OCB/PA, Nelian Rossafa, já enviou a minuta do termo para avaliação da equipe da Embrapa e posterior oficialização do acordo. “A expectativa é bastante positiva para que consigamos fechar o termo, usufruindo da expertise tecnológica da Embrapa na orientação técnica de profissionais com ampla experiência em pesquisas no ramo. É um trabalho que promove desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social para o Estado. Também queremos incluir as nossas cooperativas neste contexto”, conclui Raiol.

Fonte:OCB/PA