Bruno Roelants é o novo Diretor-Geral do Conselho da Aliança Cooperativa Internacional «Voltar

O Conselho da Aliança Cooperativa Internacional nomeou hoje Bruno Roelants como novo Diretor-Geral. O Sr. Roelants começará seu novo papel nas próximas semanas, sucedendo Charles Gould, que no ano passado anunciou sua decisão de se aposentar.

Bruno Roelants atua atualmente como Secretário Geral da CICOPA, a Organização Setorial da Aliança Cooperativa Internacional para a indústria e os serviços - um papel que desempenhou desde 2002. Sob sua liderança, a adesão à organização aumentou de 18 países em 2002 para 32 países em 2018.

O Sr. Roelants, que traz mais de 30 anos de experiência no movimento cooperativo, será o 16º Diretor Geral da Aliança, que foi fundado em 1895.

Comentando o compromisso, Ariel Guarco, que foi eleito presidente da Aliança em novembro, disse: "Estamos muito felizes em chegar a um consenso e ter podido escolher entre pessoas de muito alto nível. Acreditamos que Bruno Roelants é um Pessoa altamente treinada com ampla experiência no movimento cooperativo que lhe permitirá desempenhar e desempenhar um excelente papel ".

Ao aceitar a nomeação, o senhor deputado Roelants disse: "Estou humilde com a sua decisão de me nomear neste cargo e me comprometo a servir-lhe como um Conselho de Administração, e o movimento cooperativo mais amplo, assim como eu posso possivelmente. É uma grande honra, mas, o mais importante, estou cheio de entusiasmo em assumir esse novo cargo, apenas quando um novo presidente e um novo Conselho foram eleitos ". "Preciso da ajuda de todos vocês na Aliança Cooperativa Internacional. Tal como acontece com a cooperativa mais pequena, você não consegue em qualquer lugar sem cooperar ".

O Comitê de Pesquisa fez a seleção de um grupo muito forte de mulheres e homens de todas as regiões do mundo, e foi apoiado na tarefa pela firma Global Recruitment Specialists.

Bruno Roelants sucederá a Charles Gould, que foi o Director-Geral da Aliança Cooperativa Internacional desde 2010, tendo trabalhado com o conselho de administração no desenvolvimento do Plano para uma Década Cooperativa, além de aumentar sua influência na formulação de políticas globais corpos.

Comentando sua aposentadoria, o Sr. Gould disse: "Os últimos sete anos com a Aliança foram extremamente gratificantes. Foi um verdadeiro privilégio trabalhar com uma equipa, um conselho e membros tão grande da equipe. Agora estou ansioso para continuar a apoiar o movimento cooperativo de uma distância, especialmente neste momento, quando tem muito a oferecer ao mundo ".

Sobre o ICA

A International Co-operative Alliance é uma associação internacional sem fins lucrativos criada em 1895 para promover o modelo cooperativo de empresa social. A Aliança é a voz das cooperativas em todo o mundo, representando mais de 300 federações e organizações cooperativas em 105 países (números de janeiro de 2017).
A Aliança Cooperativa Internacional trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar os ambientes legislativos que permitem que as cooperativas se formem e cresçam. Para a mídia e o público, a Aliança promove a importância do modelo de negócios baseado em valores das cooperativas centradas nas pessoas.
Operando a partir de um escritório global em Bruxelas, na Bélgica, a Aliança é organizada com quatro Escritórios Regionais (Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico) e oito Organizações Setoriais (Banca, Agricultura, Pescas, Seguros, Saúde, Habitação, Consumo Co -operativas e cooperativas de serviços e indústria).

Fonte: Assessoria de Imprensa