Cooperativas estão entre as melhores distribuidoras de energia do país, afirma Aneel «Voltar

Um dia pra lá de especial para as cooperativas especializadas na distribuição de energia no país. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) entregou o Prêmio IASC 2017, que reconhece o índice de satisfação do consumidor do setor elétrico. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília, e, na categoria Permissionárias, todas as nove finalistas eram cooperativas. O resultado final é o seguinte: 

Subcategoria: permissionárias até 10 mil unidades consumidoras: Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller (Coopermila) – com 85,31% de satisfação.

Subcategoria: permissionárias acima 10 mil unidades consumidoras: Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda. (Cergal) – com 86,76% de satisfação.

Subcategoria: maior crescimento (2016-2017): Cooperativa de Energia Elétrica Anitápolis (Ceral Anitápolis) – com 24%.

Subcategoria: Prêmio IASC 2017 - Permissionárias: Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda. (Cergal) – com 86,76% de satisfação.

RECONHECIMENTO

O Ramo Infraestrutura é composto por cooperativas que fornecem serviços essenciais para seus associados, como energia, por exemplo. Seja repassando a energia de concessionárias ou gerando a própria, esses empreendimentos garantem o acesso dos cooperados a condições fundamentais para seu desenvolvimento.

Este ramo possui os seguintes números:

- mais de 6 mil empregados;
- mais de 955,3 mil cooperados;
- 125 cooperativas

No Prêmio IASC 2017, o que chamou a atenção de todos os representantes do setor elétrico foi o crescimento dos índices de satisfação dos clientes atendidos pelas cooperativas, oito pontos percentuais à frente das demais empresas. As cooperativas registram um índice médio de satisfação de 71,34%, ao passo que, as concessionárias, 63.16%.

SAIBA MAIS SOBRE O IASC

O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor reconhece as concessionárias mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo o Brasil.

Durante a cerimônia de premiação ocorrida nesta quinta-feira foram entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo Iasc.

A pesquisa foi empreendida pela Datamétrica Contact Center Ltda., no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias (cooperativas).

Divulgado anualmente pela Aneel, desde 2000, o índice retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. O órgão regulador premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.

Desde abril do ano passado, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio Iasc foi revisado e a categoria Iasc Brasil Concessionárias foi dividida em duas: Iasc Brasil até 400 mil unidades consumidoras e Iasc Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um score mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas. Para visualizar as distribuidoras finalistas, basta acessar o portal da Agência na internet.

Fonte: Somos Cooperativismo