Começa Conhecer para Cooperar do ramo saúde «Voltar

 Quanto maior o conhecimento dos formuladores de políticas públicas a respeito da atuação das cooperativas brasileiras, melhor será a efetividade dos normativos, resoluções e leis propostas para o setor. Com essa intenção, o Sistema OCB iniciou o primeiro módulo prático do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde.

A ideia é apresentar a governança, as estratégias de gestão e, ainda, os conceitos essenciais e desafios enfrentados pelo setor de saúde cooperativista na atualidade a representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Ministério da Saúde (MS), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O roteiro inclui reuniões e visitas a cooperativas do Sistema Unimed e Uniodonto nos estados de Minas Gerais, Goiás e Ceará. A programação termina na sexta-feira, dia 2/3.


RAMO SAÚDE

As cooperativas brasileiras de saúde estão entre as mais sólidas do mundo. Aqui, elas estão presentes em 85% do território brasileiro e são fundamentais para levar atendimento de qualidade a milhares de pessoas, em todos os estados do país.

Este modelo cooperativo, reconhecido como um dos maiores do mundo, responde por mais de 32% dos beneficiários da saúde suplementar brasileira, nos planos médico e odontológico.

São mais de 22 milhões de brasileiros que utilizam planos de saúde cooperativos. Com mais de 50 anos de atuação no Brasil, as 813 cooperativas de saúde, segmentadas em três confederações, reúnem mais de 225 mil cooperados e geram quase 100 mil empregos diretos.


CONHECER PARA COOPERAR

O projeto é composto por um módulo prático, realizado em dezembro, em Brasília, dois módulos práticos (o próximo envolverá os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, em maio) e um último módulo, previsto para ocorrer em Brasília, ainda no primeiro semestre.