Ministros de Agricultura do Caribe buscam no Brasil acesso a tecnologia, cooperação e diversificação do comércio «Voltar

Ministros e vice-ministros de Agricultura de países do Caribe desembarcam no Brasil na segunda-feira, 12 de março, como integrantes de uma missão liderada pelo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero. Seus principais objetivos serão a facilitação do acesso a novas tecnologias e da cooperação e a diversificação do comércio de nações que são vulneráveis em questões de segurança alimentar e de efeitos da mudança climática.
 
Os ministros e vice-ministros de Antígua e Barbuda, Dominica, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, Bahamas, Guiana, Haiti, Jamaica, República Dominicana e Suriname participarão do evento "Cooperação Sul-Sul/Brasil-Caribe", nesta segunda, dia 12 de março, às 15 horas na Representação do IICA em Brasília. Estarão ao lado dos ministros brasileiros de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e também do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.
 
Também tomarão parte da missão liderada pelo IICA representantes da Comunidade do Caribe (Caricom), da Organização dos Estados do Caribe Oriental (OECS) e do Instituto Caribenho de Pesquisa e Desenvolvimento da Agricultura (Cardi).
 
O evento será aberto pelas exposições dos ministros brasileiros e do presidente da Embrapa. Em seguida, Otero tratará do tema "Novo Modelo de Cooperação Técnica do IICA". O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Brasil, Caio Rocha, exporá as políticas públicas adotadas pelo país para a agricultura familiar e sua relação com a segurança alimentar e nutricional.
 
"A chegada desta missão ao Brasil cumpre um compromisso que fiz no início da minha gestão. Trata-se de tornar o IICA uma instituição-ponte para vincular os países, as regiões, os organismos internacionais e os temas, trabalhando uma nova solidariedade no interior de nossa América. Estamos empenhados em trabalhar para que o continente deixe de ter os níveis mais baixos de comércio entre os seus países", disse Otero.
 
Na terça-feira, 13 de março, no segundo dia de atividades em Brasília, os ministros e representantes caribenhos visitarão, em uma unidade da Embrapa, uma câmara de simulação climática para a produção de hortaliças com diferentes condições ambientais e uma estação de produção de fertilizante orgânico. Também comparecerão à conferência "Boas práticas de produção de hortaliças para a agricultura familiar".
 
As autoridades também visitarão a Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), onde conhecerão um programa de aquisição de alimentos que se tornou exemplo de política pública para a compra de produtos agropecuários da agricultura familiar e, em seguida, para a sua distribuição e comercialização.
 
Como encerramento das atividades no Brasil, os ministros caribenhos se reunirão com o titular da pasta de Desenvolvimento Social, com o diretor-geral do IICA e com líderes da bancada parlamentar brasileira do agronegócio. Os ministros e representantes caribenhos seguirão viagem para a Argentina.