CNA debate representatividade das mulheres no agro «Voltar

Mulheres que representam Sindicatos Rurais e Federações dos Estados se reuniram na terça (5), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para debater a representatividade feminina no setor agropecuário.

Durante o encontro, as participantes assistiram palestras sobre as ações e programas do Sistema CNA/SENAR/ICNA, a importância do papel da mulher no campo, além de propostas de negócios internacionais para produtoras rurais.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andrea Barbosa Alves, falou da importância dos programas voltados para a saúde da mulher e sobre empreendedorismo.

“O Programa Saúde da Mulher Rural contribui para a mudança e melhoria das condições de vida, com ações preventivas, exames ginecológicos e prevenção do câncer do colo do útero. Já o Programa Mulheres em Campo é voltado para gestão e empreendedorismo. O objetivo é ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais”, disse Andrea.

Durante a reunião, a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, informou que a Confederação, em parceria com a Apex-Brasil, vai promover, durante o 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em outubro deste ano, uma rodada de negócios para mulheres que trabalham na apicultura e na cafeicultura.

“A ideia desse projeto é estimular o empreendedorismo feminino e valorizar as produtoras rurais que já exportam e as que também querem começar a exportar. Nós vamos abrir vagas para produtoras iniciantes nesse processo de exportação, que têm interesse em se especializar e vender seu produto fora do Brasil”.

Para a presidente do Sindicato Rural de São Gabriel da Palha (ES), Evani Maria Cassaro, a mulher tem papel fundamental no campo e muitas vezes é ela que incentiva o homem a continuar na atividade agropecuária.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, os presidentes das Federações de Agricultura do Amazonas, Muni Lourenço e da Paraíba, Mário Borba e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, estiveram presentes na reunião.

As participantes do encontro também assistiram palestras da coordenadora de Comunicação Digital da CNA, Michele Vilarinho, e do coordenador do Departamento Sindical da CNA, Wilson Brandão.

 

Fonte: CNA Brasil