TOCANTINS – Agricultores familiares recebem orientação sobre PAA «Voltar

Agricultores familiares do município de Gurupi receberão, nesta terça-feira (12), orientações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os pequenos produtores rurais que têm projeto firmado com a Conab serão instruídos sobre a execução do programa, a partir da explicação de como funciona o sistema de entregas do PAA, além do reforço nas responsabilidades e obrigações dos participantes.

No encontro, os técnicos da Companhia também se reúnem com representantes da entidade recebedora da proposta, o Sesc Mesa Brasil, e de parceiros, como o Conselho Nacional Segurança de Alimentar e Nutricional (Consea) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), destacando as funções de cada instituição no projeto.

O projeto firmado com a Associação 1º de Maio dos Produtores Rurais do PA Vale Verde contempla 28 agricultores familiares que produzirão ao longo de 2018 cerca de 51,5 toneladas de frutas e hortaliças atendendo aproximadamente 16.500 pessoas no Tocantins em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Só no primeiro mês de execução do projeto, os produtores entregaram 18 toneladas de alimentos ao Sesc Mesa Brasil. Os produtos foram distribuídos às cidades de Gurupi, Araguaçu, Alvorada, Cariri, Aliança, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Palmas, e beneficiou mais de 12 mil pessoas. Além dos contemplados pelo Sesc, as entregas permitiram atender 40 indígenas da etnia Krahô Canela da Aldeia Takaywrá, situada a 40 km do município de Lagoa da Confusão, que se encontram em situação de calamidade pública, devido as cheias do rio Formoso.

Fonte: Conab