Emater apresenta tecnologias para o desenvolvimento da Região Norte «Voltar

Na última terça-feira (19), cerca de 100 pessoas compareceram ao 8º Encontro para Inovação Rural – Tecnologias para a Região Norte promovido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) na Estação Experimental da entidade, em Porangatu (GO).

Durante a atividade, a Agência apresentou os trabalhos de pesquisa e validação de tecnologias que desenvolve dentro do local nas condições endafoclimáticas da região. De acordo com o gerente da Estação Experimental da Emater em Porangatu, Vagner Alves, a “região norte é caracterizada por ter um clima totalmente diferenciado do restante do estado de Goiás, com condições de temperatura mais elevadas, menor precipitação com volumes desiguais”.

A diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José del Peloso completou que a consequência de se ter altas temperaturas e baixo volume de precipitação compromete a produção. “Ao selecionar materiais genéticos tolerantes a estas duas características, o produtor correrá menos riscos de perder à lavoura devido a esses dois componentes climáticos”.

 

Agência apresentou alternativas para produção em características climáticas desfavoráveis

Tecnologias

 

Durante o evento, seis estações foram montadas com os temas mandioca, açafrão, abacaxi e banana produzidas com as mudas advindas de cultura de tecidos, Integração Pecuária- Floresta (IPF), forrageiras tropicais e arroz de terras altas.


Mandioca foi uma das variedades apresentadas no Encontro

Na estação de mandioca, foi apresentada uma variedade que se adaptou melhor às condições da região. Enquanto na do açafrão foram demonstradas as atividades de pesquisa da Emater desenvolvidas com a cultura.

Em fruticultura, a Agência explicou os benefícios das mudas de cultura de tecido por meio das cultivares de banana-maçã e abacaxi. O diferencial destas mudas é que são desenvolvidas em laboratório, sendo livres de microrganismos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Emater esteve presente nas estações de forrageiras tropicais (pastagens) e do arroz de terras altas visando a tolerância ao déficit hídrico e a alta temperatura.

Outro destaque foi o Sistema de Integração Pecuária-Floresta, no qual a Emater em parceria com o produtor Maurício Veloso implantou na Fazenda Santa Maria, uma unidade demonstrativa com o consórcio de pastagem e floresta com o eucalipto voltado para a pecuária de leite, em uma área de 10 hectares.

Desdobramentos

O gerente da Estação Experimental da Emater em Porangatu, Vagner Alves destacou que durante a atividade surgiu uma demanda para um possível trabalho futuro, “os secretários de agricultura municipais solicitaram a Emater a multiplicação da variedade da mandioca que se destacou pela adaptação as condições da região para distribuir entre os produtores.”

Parceiros

Foram parceiros da Emater na realização do evento, a Prefeitura de Porangatu, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), a Fazenda Santa Maria e A Rede ILPF.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater

Texto: Nathália Peres

Fonte: Emater-GO