Encontros de lideranças reuniram mais de 160 cooperativistas «Voltar

O III Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paulista, realizado na última semana em Ribeirão Preto, Piracicaba, São Paulo e Marília, reuniu mais de 160 participantes. Os eventos tiveram como objetivo o alinhamento estratégico entre representantes do Sistema Ocesp e do Sistema OCB e os dirigentes de cooperativas de todo o Estado.

Nas quatro cidade, a programação contou com apresentações, debates e trocas de experiências sobre alguns dos temas mais relevantes para as cooperativas na atual conjuntura, como: a importância da representação política para o movimento cooperativista, mudanças nas relações sindicais com o advento da Reforma Trabalhista, planejamento estratégico, o cenário político e econômico, atuação das cooperativas nas Eleições 2018 e o movimento Somos Coop.

Para difundir conhecimento sobre esses temas foram escalados: o superintendente técnico do Sistema OCB, Flávio Bersani; a advogada da Fescoop/SP, Patrícia Cabral; o economista e sócio da 4E Consultoria, Bruno Rezende; e a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Motta.

Segundo Fabíola Motta, os encontros cumpriram o objetivo e reuniram a base do movimento cooperativista do Estado de São Paulo em torno de pautas que são de interesse comum das cooperativas de todo o Brasil.

“Nós somos um movimento organizado, somos mais de 6 mil cooperativas, milhões de cooperados e a gente sabe o que precisamos fazer para o nosso movimento crescer. Então é importante entender o momento das eleições como a hora de elegermos candidatos que estejam alinhados com os nossos valores, com os nossos princípios e com a nossa visão de futuro”, explica.

Na opinião do assessor de Relações Institucionais do Sistema Ocesp, Ricardo de Saboya, o evento cumpriu seu objetivo e as cooperativas saíram mais engajadas, com mais condição de participar melhor do processo político eleitoral e do processo institucional como um todo, não apenas nos períodos eleitorais.

“Temos períodos que participamos ativamente da política que são os períodos eleitorais, em que votamos e elegemos. O período entre eleições também é importante para as cooperativas participarem e apresentarem para a Ocesp suas demandas concretas, para que tenhamos condições de fazer um trabalho mais ativo frente aos representantes do cooperativismo no Congresso Nacional, na Assembleia Legislativa, no Governo Federal e no Governo Estadual”, conclui.

O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, agradeceu a todos pela participação e enfatizou que a instituição continua à disposição de todas as cooperativas. Enfatizando a importância delas para o sucesso do movimento Somos Coop, Del Grande afirma que o cooperativismo é um movimento social, que visa à melhoria na vida das pessoas. Por isso, faz um chamado à participação:

“Abracem o nosso movimento, ajudem-nos a fazer a nossa entidade mais forte e representá-los cada vez mais”, conclama Del Grande.

Fonte: Assessoria de Comunicação OCESP