Missão internacional abre mercado para cooperativas de café mineiras «Voltar

Nove dirigentes de cooperativas agropecuárias mineiras marcaram presença em um dos principais eventos do setor cafeeiro no mundo, o World Coffee 2018, realizado em junho, em Amsterdam, na Holanda. A feira é realizada pela Specialty Coffee Association (SCAE), organização sem fins lucrativos que representa milhares de profissionais de café de todo o mundo.

A cada ano o evento ocorre em um país europeu, apresentando os mais recentes produtos e inovações, além de palestras sobre o tema, degustações e atividades sociais. Segundo a SCAE, em apenas cinco anos o World Coffee mais que dobrou de estrutura, crescendo de 3 mil visitantes e 45 expositores para 6.800 pessoas e 240 empresas expondo seus produtos.

A viagem contemplou também uma visita à Antuérpia, na Bélgica, onde os dirigentes puderam conhecer a Java Coffee Company, empresa familiar de cafeicultores existente há 90 anos. A comitiva visitou ainda a nova sede da Autoridade Portuária belga (Port House) e a Molenbergnatie, um dos maiores armazéns de café da Europa, fundado em 1967.

Segundo Leonardo de Mello Brandão, presidente da Coccamig, a missão internacional foi importante para a integração dos dirigentes e para a geração de negócios no mercado europeu. "Fizemos contatos, conhecemos pessoas e criamos novas oportunidades. Da visita à Bélgica, por exemplo, está em andamento uma parceria para começarmos as vendas do café das cooperativas para países da Europa", adiantou.

Fonte: Ocemg