Lançado o 13º Anuário de Informações do Cooperativismo Mineiro «Voltar

A 13ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro foi apresentada no dia 12 de julho, na sede do Sistema Ocemg, para um público de mais de 120 dirigentes cooperativistas. A publicação, que faz uma radiografia do setor cooperativista, mostra que o setor registrou alta pelo quarto ano consecutivo no Estado.

Em 2017, as cooperativas movimentaram um total de R$ 46,7 bilhões - crescimento de 7,7% em relação 2016, quando foram registrados R$ 43,3 bilhões. Destaque também para a participação de 8,1% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Os valores ganham ainda mais relevância quando comparados com o crescimento econômico do Brasil e de Minas Gerais. No mesmo período, a economia no Estado teve alta de 0,6%, enquanto o Brasil obteve um aumento de apenas 1%.

No mesmo período, o segmento registrou um crescimento de 5,9% no número de cooperados em Minas, o que equivale a 88 mil novos membros, contabilizando mais de 1,5 milhão de pessoas. O cooperativismo segue também como um grande gerador de postos de trabalho, com um crescimento de 3,5% no quadro funcional, registrando um número superior a 39 mil pessoas empregadas. A economia brasileira, por sua vez, fechou quase 21 mil postos formais de trabalho no ano passado, de acordo com o Ministério do Trabalho, completando assim o terceiro ano consecutivo com perda de vagas formais.

"As cooperativas mineiras, além de disponibilizarem informações sobre o setor, ao fazerem parte do Anuário, estão mostrando, de fato, sua realidade e seu trabalho para a sociedade", frisou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

A economista e comentarista da rádio Itatiaia Rita Mundim proferiu uma palestra para os dirigentes na ocasião e falou sobre a pujança do cooperativismo mineiro. Para ela, o segmento está crescendo porque segue uma tendência mundial que é promover a união de pessoas e não apenas a soma de capital.

Renato Nobile, Superintendente da OCB, afirmou que a publicação é fundamental para o trabalho de representação e defesa do setor e adiantou: "Estamos em busca de ter o anuário nacional que ainda não temos. Fico muito estimulado ao ver e acompanhar essa evolução da construção do Anuário em Minas, que depende principalmente, da informação que vem da cooperativa".

"Temos clareza de que o cooperativismo está bem organizado em Minas Gerais. O sistema cooperativo já possui uma boa inserção em todo o Estado e, atualmente, tem investido bastante em divulgação e visibilidade", complementou Elson Melo, diretor-superintendente do Sicoob Central Crediminas.

Fonte: Ocemg