SISTEMA OCB/PE PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DO COOPERATIVISMO FINANCEIRO «Voltar

O Sistema financeiro bancário nacional apresenta formas de investimento, mas não são todas as linhas que privilegiam o pequeno empreendedor. Diante de uma crise que abalou investimentos iniciantes e os considerados sólidos, a alternativa de muitos investidores foi migrar para o cooperativismo de crédito, que mostrou um grande crescimento nos últimos meses. Para fomentar mais o crescimento do setor, o Sebrae Pernambuco, com o auxílio do Sistema OCB/PE, lançou na última semana um programa que promete solidificar cada vez mais o ramo financeiro no estado e preparar de melhor forma as cooperativas para receber um público descobridor dos benefícios do cooperativismo.

O Lançamento do projeto de Desenvolvimento do cooperativismo financeiro contou com lideranças de cooperativas pernambucanas, além de diretores cooperativistas do segmento de crédito. Representando todo o Sistema, a superintendente da OCB/PE, Cleonice Pedrosa, analisou como de fundamental importância a oportunidade de um projeto estruturador, onde a cooperação em ações de longa duração auxiliará a elevar o grau de qualidade dos negócios, aumentando a satisfação de quem busca no cooperativismo de crédito uma saída para fomentar um negócio.

“Com esse projeto, o cooperativismo financeiro falará uma só língua. Aqui, poderemos estabelecer o desenvolvimento de lideranças, medidas de compartilhamento de dados, além de atividades de parceria entre o Sescoop/PE e o Sebrae. O sistema cooperativista entrou nessa causa acreditando forte nesse projeto, que analisamos como estruturador e facilitador do diálogo dentro do mesmo segmento”, comentou a superintendente.

O representante do Banco Central, Jayme Wanderley da Fonte, trouxe números que demonstram o crescimento do cooperativismo financeiro em todo o Brasil. De acordo com os dados trazidos por ele, até o ano de 2009, o número de associados era de 4,5 milhões de pessoas no crédito. Com o passar do tempo, as cooperativas foram fortificando os processos e em 2017 chegou ao número de 9,5 milhões de associados. Com esses dados crescendo cotidianamente, ele revelou que existe uma preocupação do Banco Central em proteger o negócio, ajudando o setor a se estabelecer mais no mercado. Nessa temática, existem três pontos de defesa assegurando a solidez do sistema cooperativista. “O primeiro deles refere-se à constatação dos riscos dentro da gestão. O segundo ponto é focado nos planos de continuidade de negócio dentro dos riscos corporativos e compliance. Já o último é sobre a aferição dos processos de gerenciamento de riscos, de controle e de governança verificados na auditoria interna”, contou Jayme.

No evento também foi possível escutar representantes de duas cooperativas de crédito com o maior número de associados no estado, a Sicredi e o Sicoob. Os dados evidenciaram que o ramo está cada vez mais forte no estado e ganhando a confiança do pernambucano. Atualmente, a Sicredi está com 34 mil associados e 25 agências. Já o Sicoob possui cerca de 35 mil cooperados e 22 agências espalhadas por Pernambuco. Para o presidente do Sicoob central Nordeste, José Evaldo Campos, “o recente crescimento não assusta. Mas revela que devemos estar prontos para desafios cada vez maiores dentro do nosso setor. E podemos nos preparar com a busca de novas informações e o que há de modernidade tecnológica para o nosso meio.”

Fonte: Sescoop/PE