Encontro reforça a importância do papel dos comunicadores nas cooperativas «Voltar

A 14ª edição do Encontro de Comunicadores das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, realizada em Florianópolis, reuniu 39 profissionais de cooperativas de vários ramos de todo o Estado.  O evento teve por objetivo capacitar e ampliar o conhecimento dos profissionais da área sobre as técnicas de comunicação interna e externa, refletir e discutir sobre temas e tendências relacionados à comunicação, além de integração e troca de experiências.

O Encontro iniciou com a participação da gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, que fez o lançamento Estadual do SomosCoop – movimento que visa fortalecer o cooperativismo no Brasil. Ela enfatizou que, apesar de todo o impacto que o cooperativismo gera no desenvolvimento social e econômico de diversos países, no Brasil ainda é pouco conhecido e entendido. “Pensando em mudar esse quadro  o Sistema OCB criou o  SomosCoop para falar do cooperativismo de forma próxima e engajadora. O cooperativismo pode transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.  É isso que queremos passar para as pessoas”, comentou.

A Dra. em Ciências da Comunicação pela USP, Marlene Marchiori, abordou o tema “Gestão da Comunicação Integrada”, com foco no planejamento de comunicação. Ao mencionar a importância do cooperativismo no mundo da comunicação, Marlene ressaltou que tempo e atitude são ingredientes para construir e articular relações inovadoras, e que é importante pensar de que maneira é possível mudar a realidade onde vivemos.

A especialista em Comunicação Empresarial e Gestão de Reputação e Marcas, Bianca Moura, conduziu a oficina “Fortalecimento do Vínculo da Cooperativa com o Cooperado por meio da Comunicação”. A palestrante enalteceu o papel estratégico da equipe de comunicação, canais de comunicação e relacionamento, planejamento estratégico, qualidade no atendimento ao cooperado, entre outros. Bianca finalizou salientando que o discurso e a prática devem estar totalmente alinhados e, além disso, é necessário estimular a participação do cooperado.

Com o tema “Comunicação em Rede”, William Cerantola, aprofundou questões sobre sociedade com novas narrativas e valores, economia digital e em rede, paradigma da escassez e da abundância, ou seja, como lidar com muito trabalho e pouco recurso, além de comunicação nas redes sociais, comunicação e influência, entre outros aspectos.

A jornalista da Unimed Chapecó, Andressa Recchia, realçou que cooperativismo é um ramo muito amplo. “Vejo no Encontro uma oportunidade de ampliarmos as ideias para disseminar esse modelo de negócio e, especialmente, envolver a comunidade. É um momento para explorarmos e reforçarmos os benefícios de cooperar, além de aprimorar a comunicação a respeito do tema”.

Fonte: MB Comunicação