A 1ª cooperativa de turismo do Brasil «Voltar

Em 2001, através do convênio MET-OCB /298 entre o Ministério dos Esportes e Turismo e a Organização das Cooperativas Brasileiras, dez estados foram escolhidos para implantar o projeto "Turismo Rural Cooperativo". Dentre eles, o Paraná foi o primeiro e único a conseguir a formação de uma cooperativa: a Cooptur - Cooperativa Paranaense de Turismo.

Constituída em 2004, na sede da Cooperativa Batavo, a primeira cooperativa de empreendedores de turismo do Brasil conta atualmente com a participação de oito municípios (Colônia Witmarsum, Carambeí, Colônia Castrolanda, Tibagi, Arapoti, Sengés, Prudentópolis e Colônia Entre Rios), onde existem associações de produção formadas a partir de colonizações européias. E também, como opção cultural, a cidade da Lapa. Todos trabalham juntos em busca de um turismo sustentável e de qualidade.

A Cooptur é pioneira por criar uma estrutura empresarial cooperativista com estatuto e regimento interno próprios, seguindo os preceitos do Código Mundial de Ética no Turismo e os princípios do Cooperativismo.

Através do curso de Capacitação em Turismo Rural Cooperativo, cada localidade organizou uma associação de empreendedores em turismo, envolvendo diversos setores: hotelaria, artesanato, grupos culturais e folclóricos, propriedades rurais, museus, equipes de turismo de aventura, condutores de visitantes e agro-indústrias. Cada associação buscou ressaltar as potencialidades locais através de um extenso plano de desenvolvimento turístico, seguindo critérios de segurança e qualidade.

A Cooptur possui duas rotas culturais: a Rota Holandesa e a Rota Eslavo-Germânica. A primeira inclui as colônias holandesas de Carambeí, Castrolanda e Arapoti. A segunda passa pelas colônias alemãs Witmarsum e Entre Rios, e pela colônia ucraniana de Prudentópolis.

Além de roteiros culturais, há também roteiros de ecoturismo, turismo de aventura e roteiros técnicos chamados de Imersão em Cooperativismo, e treinamentos vivenciais, com o objetivo da vivencia prática do cooperativismo.

Fonte: OCB/MT