Cooperativa Credialcoa segue crescendo após implantação do PDGC «Voltar

O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, foi recebido na sede da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Grupo Alcoa (Credialcoa) para conhecer as instalações de umas das entidades do segmento crédito que não está ligada a grandes centrais. Lá, o presidente da cooperativa, Harlan Magalhães, contou como a cooperativa está se destacando no ramo e fez projeções para o futuro do negócio.

A Credialcoa foi fundada em 1984. Naquela época, responsáveis pela administração e membros do setor de recursos humanos da fábrica Alcoa buscavam qual seria o melhor método para desenvolver uma assistência financeira gerida pela educação das finanças. No cooperativismo o grupo viu a orientação necessária, menor custo e melhores taxas. Ao longo do tempo, o negócio cresceu dentro da empresa e hoje pouco mais de 70% dos funcionários e parceiros da Alcoa fazem parte da cooperativa, que está situada no município de Itapissuma.

Para o presidente da Credialcoa, muito do crescimento da cooperativa se deve ao engajamento dos colaboradores no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativistas (PDGC), que é um projeto de olho no aumento da autogestão, com o objetivo de promover a adoção das boas práticas de gestão e governança.

“Com o PDGC, foi possível desenvolver ações para a educação financeira e incluir atividades mensais. Nesses eventos, distribuímos folhetos explicativos sobre o que é cooperativismo e os benefícios de ser um cooperado. As ações foram bem aceitas e o resultado foi uma melhor aceitação do público da empresa à nossa cooperativa. Hoje, temos uma maneira didática de convidar as pessoas a fazerem parte do negócio e oferecer melhores produtos”, comentou Harlan. Para continuar a crescente da produtividade na Credialcoa, o presidente estimou que o oferecimento de cursos com a temática da metodologia de manualização e atividades de educação cooperativista, oferecidos pelo Sescoop/PE, podem auxiliar não só a cooperativa de crédito, mas outras instituições a solidificar cada vez mais o negócio.

“É muito interessante esse crescimento da Credialcoa com o apoio do PGDC. O programa auxilia o cooperativismo a gerir e desenvolver novas perspectivas de negócio, sempre oferecendo o melhor para o cooperado. E esse é o objetivo das cooperativas: ser uma parceira de quem a procura, proporcionando a felicidade dos cooperados. A Credialcoa está engajada nesse objetivo, além de se enquadrar nas práticas do bom cooperativismo. Percebe-se que ainda há um amplo espaço para investir e ser um negócio cada vez mais pujante no estado. Os colaboradores estão de parabéns”, felicitou o presidente do Sistema OCB/PE.

Fonte: OCB/PE