Sistema OCB/SESCOOP-TO promove visita às cooperativas de Santa Catarina «Voltar

Uma delegação de 11 pessoas composta por representantes da cooperativa COAPA e do Sistema OCB/SESCOOP-TO participaram durante esta semana (06 a 09/08) de uma visita técnica às cooperativas de Santa Catarina.

No primeiro dia de visita, em Florianópolis (SC), o grupo conheceu as instalações da Federação de Cooperativas Agropecuárias (FECOAGRO) e do Sistema OCESC. Fundada em 1975, a FECOAGRO presta serviços nas áreas de compras conjuntas dos principais insumos e produtos de abastecimento, e fornece informações atualizadas do mercado de grãos as cooperativas. Já o Sistema OCESC conta com 263 cooperativas registradas, que juntas somam 2.294.724 cooperados e 60.532 empregados.

No segundo dia, em Campos Novos (SC), a delegação foi recebida pela cooperativa Cooperativa Agropecuária Camponovense (COOCAM), onde puderam entender o modelo de negócios da cooperativa e observar similaridades com o modelo da COAPA. Ainda no mesmo dia estiveram na Cooperativa Agrícola Campos Novos (COPERCAMPOS) e receberam informações sobre a sua atuação, incluindo o Programa de Fidelidade com associados, a produção de sementes e a evolução da gestão das Lojas, que permitiu o crescimento do faturamento em mais de 20%.

Já na quarta-feira, em Chapecó (SC), a programação contou com visitas as cooperativas SICOOB MaxiCrédito, COOPERALFA e Aurora Alimentos. Referência mundial na tecnologia e processamento de carnes, a Aurora Alimentos é a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil, formada por 12 cooperativas filiadas e mais de 75 mil famílias associadas. Com uma gestão participativa, a Aurora atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal.

A visita a uma propriedade rural em Chapecó, na manhã desta quinta-feira, 9, foi o último compromisso dos integrantes da visita técnica ao estado de Santa Catarina. O intuito foi entender de perto o trabalho dos produtores associados da COOPERALFA.

Para o presidente da Coapa e do Sistema OCB/ SESCOOP-TO, Ricardo Khouri, os objetivos com a realização da visita foram alcançados, sobretudo por ela ter possibilitado a observação de diversas práticas de governança e gestão. “Vamos avaliar quais processos podem ser adaptados e aplicados à realidade da Coapa e de nossa região. Foi uma experiência muito rica, vimos um cooperativismo muito pujante na parte da verticalização da produção e na agroindustrialização, que é o passo que a Coapa está buscando daqui para frente”, ressaltou o dirigente.

O conselheiro de administração da COAPA, Luiz Gilberto Ramos destacou que a experiência foi muito proveitosa e que todos os conhecimentos adquiridos irão contribuir para o desenvolvimento da Coapa. “Aprendemos muito, pois Santa Catarina é o celeiro do cooperativismo brasileiro”, afirmou.

“O Sistema OCB é um grande suporte da cooperativa COAPA e juntos estamos buscando melhorias constantes. Com a visita, tivemos uma experiência muito positiva, pois encontramos atividades similares ao que nós temos no Tocantins”, afirma a Superintendente do Sistema OCB/SESCOOP-TO, Maria José Andrade Leão de Oliveira.

Fonte: OCB/TO