Convênio entre Sicredi e Fecoagro cria linha de crédito para aquisição de fertilizantes «Voltar

Um convênio firmado entre a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e o Sicredi vai possibilitar a aquisição de fertilizantes com taxas mais atrativas que as de mercado. As primeiras áreas de operacionalização serão os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. O insumo é produzido pelas próprias indústrias filiadas à Fecoagro para atender, atualmente, apenas a demanda interna dos produtores ligados à Federação. Com a nova linha de crédito disponibilizada pelo Sicredi, o excedente de produção poderá ser destinado a novos clientes. O documento oficializando a parceria entre as organizações foi assinado durante a 41ª Expointer, que acontece em Esteio até o dia 2 de setembro.

O gerente de Desenvolvimento de Negócios em Crédito do Sicredi, Elenilton Silva e Souza, explica que o custeio de produção é uma das operações mais importantes para os produtores rurais. Após ter o crédito pré-aprovado, a cooperativa de produção busca o Sicredi para acessar os recursos. Em média, o produtor começa a pagar o crédito entre oito meses e um ano após a contratação. Apesar de ainda não haver números exatos, a expectativa é de que sejam disponibilizados entre 10 e 15 milhões de reais para operações de aquisição de fertilizantes nesta modalidade. Atualmente o Sicredi mantém cerca de 230 convênios em diferentes áreas e produtos.

Fernando Dall’Agnese, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, destaca que a iniciativa possibilitou unir interesses que visam o fortalecimento do setor produtivo. De um lado está o Sicredi, diz ele, capitalizado em poupança e liquidez, de outro, os parceiros, demandando recursos para a produção. “Os dois estão ganhando. O Sicredi dispõe o recurso, e atende o propósito enquanto cooperativa. Ganham também os associados de cooperativas de produção, beneficiados com esses recursos”, diz ele. Conforme Dall’Agnese, 70% dos negócios do Sicredi na Região Sul estão ligados ao agronegócio. No cenário nacional esse número é de 62%.

Presente na assinatura do termo de compromisso, o Secretário da Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies, elogiou a iniciativa das organizações, destacando a importância da expansão de crédito para o setor produtivo. Em Santa Catarina, explica, o cooperativismo é apoiado há bastante tempo pelo Governo do Estado por meio de políticas públicas direcionada ao setor. “O cooperativismo é uma forma inteligente de gerar e compartilhar riquezas”, diz o secretário. O governo estadual já atua na execução de outros projetos em parceria com a Fecoagro, como o Programa Terra Boa, que em 2018 receberá recursos na ordem de R$ 58 milhões. A iniciativa prevê, entre outras ações, a distribuição de sementes de milho de alto padrão genético.

Fonte: Fecoagro