Cooperativas agropecuárias conhecem de perto o Cooperativismo Catarinense «Voltar

Nos dias 03 e 04 de setembro uma delegação composta por conselheiros e dirigentes de cooperativas baianas, além de representantes do Sistema OCEB, totalizando 23 participantes, visitaram o estado de Santa Catarina, com finalidade de cumprir agenda estratégica voltada ao segmento agropecuário. 

A delegação, articulada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), iniciou a agenda com uma visita a sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), seguindo para a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, onde foram recebidos pelo secretário, Airton Spies e, por fim, na Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), onde foram recepcionados pelo diretor executivo, Ivan Ramos , que apresentou a Federação e suas Cooperativas, que juntas geram negócios em torno de 7,4 bilhões.

Segundo o diretor-tesoureiro da Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia (Cooperfarms), Marcelino Kuhnen, a visita possibilitou enxergar um novo desafio para o cooperativismo baiano. “Santa Catarina é o berço do cooperativismo nacional. Todas as vezes que nós chegamos aqui a gente vê como é desenvolvido o cooperativismo, como funcionam as cadeias produtivas e como são estruturadas, capazes assim de agregar valor aos produtos. Vemos não só as cooperativas empenhadas, mas o governo e toda sociedade. É uma coisa natural do estado. Esse é o desafio para a gente levar para a Bahia; fazer com que as cadeias agreguem valor e também fazer com que elas sejam valorizadas”, afirma.

O segundo dia, em visita ao oeste do estado, na cidade de Chapecó, a agenda da delegação iniciou com a visita a Cooperativa Central Aurora Alimentos, onde foram recebidos pelo vice-presidente, Neivon Canton, e pelo diretor agropecuário, Marcos Zordan, que explanaram sobre o funcionamento e gestão da empresa. As atividades foram encerradas com reunião do Fórum das Cooperativas Agropecuárias da Bahia, que tem por objetivo promover a intercooperação entre as cooperativas registradas no Sistema OCEB.

Para Jaymilton Gusmão, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e conselheiro-diretor representante do ramo agropecuário do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), o momento é de aprendizado. “Nós que estamos construindo uma nova identidade do cooperativismo baiano, principalmente no ramo agropecuário, visitar os cases de sucesso ou os movimentos bem-sucedidos é fundamental para consolidarmos e construirmos nossos objetivos. Santa Catarina respira Cooperativismo, e o que mais me impressionou foi a relação das cooperativas com o governo e com o produtor.”

NOVOS CAMINHOS PARA O RAMO AGRO NA BAHIA 

Segundo Onivaldo Lorenzoni, diretor-secretário da Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), o evento possibilitou enxergar novos estímulos para o ramo. “Vejo que as pessoas vão voltar com mais esperança, sabendo que dias melhores virão. A bagagem que nós levaremos daqui, se colocarmos em prática, podem fortalecer nossas cooperativas e fortalecer nossos associados como as cooperativas de Santa Catarina trabalham.”

A intercooperação também foi foco das discussões do encontro. Tratando-o como ponto estratégico para o desenvolvimento, Ana Paula Silva, presidente da Cooperativa Agrícola Gandu (Coopag), afirma que o intuito da visitação é “agregar cada vez mais o ramo e fortalecer o cooperativismo. Essa visita trouxe para a gente um valor, não que estava esquecido, mas um valor que a gente precisa estar relembrando cada dia mais, que é o valor da equidade. Do grande olhar o pequeno, do pequeno se sentir valorizado. Desmistificar essa questão do grande produtor, pequeno produtor, já que no cooperativismo é um grupo de pessoas trabalhando em prol do bem comum”, conclui. 

Fonte: Ascom OCEB