Aurora Alimentos é a 67ª maior empresa do País «Voltar

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, com sede em Chapecó (SC), é a 67ª maior empresa do País de acordo com o anuário Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil, que a revista Exame acaba de publicar. Criado há 45 anos pela Editora Abril, o anuário tornou-se o mais amplo e confiável retrato do ambiente empresarial brasileiro. O levantamento deste ano está fundamentado no balanço do exercício 2017 e em base de dados oficiais.

As empresas ranqueadas foram avaliadas conforme critérios de excelência empresarial desenvolvidos pelo ranking Melhores & Maiores: uma ponderação de resultados obtidos em crescimento das vendas, lucro, patrimônio, rentabilidade, capital circulante líquido, liquidez geral, endividamento, riqueza criada, número de empregados, riqueza criada por empregado, controle acionário e EBITDA, abreviatura da expressão inglesa que significa lucro antes de descontar os juros, os impostos sobre o lucro, a depreciação e a amortização.

A Cooperativa Central Aurora Alimentos ocupa o 67o lugar entre as maiores do País por vendas, uma posição acima em relação ao ano-base anterior. É a 31ª maior indústria e a 32ª maior exportadora do País. Em termos de investimentos realizados no ano de 2017, ocupa a 89ª posição. Dentre as melhores empresas brasileiras de bens de consumo encontra-se em sexto lugar em face dos pontos obtidos nos índices de crescimento (aumento de vendas líquidas no ano), em liderança (mercado conquistado nas vendas das maiores), liquidez corrente (reais realizáveis para cada real de dívida no curto prazo) e rentabilidade (retorno obtido no ano). É a 17ª maior empresa brasileira do agronegócio e, nesse grande segmento, é a quarta melhor do setor de aves e suínos.

A receita operacional bruta, em 2017, evoluiu para 8,9 bilhões de reais, com variação positiva de 3,9%, influenciada por dois fatores: o aumento de volumes faturados e a reposição de preços de produtos industrializados, aves e suínos. O resultado do exercício foi de 292 milhões de reais, que corresponde a uma margem líquida de 3,6%. Em 2016 essa margem foi de 1,4%.

Fonte: MB Comunicação