Cooperativismo em prol da educação e para o futuro «Voltar

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier se reuniu no dia 18/9 para um momento histórico: foi fundada a Cooperativa Escolar Osvaldo Brochier (Cooperob), em assembleia geral. Também foi aprovado o estatuto e eleita a presidência. Essa é a primeira cooperativa escolar no Vale do Caí, o que traz orgulho à comunidade rural de Santos Reis, interior de Montenegro, e lança expectativa para um futuro com lideranças locais.

Os alunos que formam a primeira diretoria destacam a experiência de convivência em grupo e o aprendizado capaz de colaborar para sua formação e o futuro profissional. Do total de alunos da escola, 95% se associaram à Cooperob através da compra de cota no valor de R$ 1,00. Assim, podem participar das decisões e ações da entidade.

A importância do cooperativismo para a sociedade foi enaltecida durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e representantes da Sicredi Ouro Branco, parceira deste projeto.

O que são cooperativas escolares?

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa que desenvolvem atividades sociais e culturais em benefício de seus associados. Buscam reformular uma proposta de práticas pedagógicas com a participação de professores e alunos e funcionam como laboratórios de aprendizagem do cooperativismo. Estimulam jovens a realizarem os processos de planejamento, criação e definição do objeto de aprendizagem.

Atualmente existem no Rio Grande de Sul mais de 100 cooperativas escolares. O Sescoop/RS incentiva a criação de cooperativas escolares.

Fonte: Sescoop/RS