Últimos dias para cooperativas aplicarem o PAGC «Voltar

As cooperativas alagoanas que não aplicaram o Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativa (PAGC) em 2018 devem se apressar. O prazo encerra em 30 de novembro e os agendamentos precisam ser feitos com antecedência através do telefone (82) 2122.9494 para manutenção de suas regularidades.

O PAGC é desenvolvido nacionalmente pelo Sistema OCB e tem o auxílio das unidades estaduais. O objetivo é garantir que o cooperativismo no país mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e desenvolvimento da qualidade da gestão por meio de mecanismos de governança, visando garantir o bem comum.

O programa nacional consiste em um diagnóstico de cada cooperativa, gerando ao final orientações e planos de melhoria para a diretoria. “Esse trabalho contempla a resolução de um questionário que tem a função de analisar a conformidade da cooperativa com o estatuto, documentos internos, editais e instrumentos legais. Após a conclusão, um relatório com resultados e indicadores é gerado e entregue à cooperativa para apreciação”, explica Marcos Rocha, presidente do Sistema OCB/AL².

O presidente ressalta que todas as informações fornecidas pelas cooperativas participantes do PAGC são mantidas em sigilo absoluto e utilizadas apenas para acompanhar e orientar o constante processo de aperfeiçoamento das práticas de gestão.

Do PAGC ao Prêmio Excelência de Gestão

Sociedades em conformidade cooperativista que conseguem alcançar notas altas no PAGC têm grandes chances de vencer o Prêmio de Excelência de Gestão. “É uma forma de socializar sua experiência de sucesso, de ganhar credibilidade e reconhecimento nacional pelo compromisso com as boas práticas”, pontua Marcos Rocha.

Aplicação do PAGC

Instrutores do Sistema OCB/AL trabalham hoje (23) no Sicoob Leste (Cooperativa de Economia e de Crédito Mútuo dos Servidores Públicos nos Estados de Alagoas, Sergipe e Bahia e Empresários da Região Metropolitana do Agreste Alagoano) e no dia 09 de novembro estarão na Coopex (Cooperativa Educacional de Xingó) implantando o PAGC 2018.

--

¹Sistema OCB – Formado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Confederação Nacional dos Sindicatos de Cooperativas (CNCoop).

²Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL).

Fonte: OCB/AL