Capacitação para empresários em todo o Espírito Santo «Voltar

A evolução dos micro e pequenos empreendimentos capixabas é uma das metas do programa Associado ao Negócio, que já capacitou 300 empreendedores do Espírito e do Rio de Janeiro neste ano. As atividades são coordenadas pelo Sicoob e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES) e têm por objetivo melhorar a gestão e o desenvolvimento dos negócios.

Trinta e cinco microempresários, de diversos segmentos, vão finalizar o curso em Vila Velha nesta terça-feira (30), quando será realizado o último dos quatro módulos do programa. O treinamento inclui workshops com a abordagem de seguintes temas: Atitude, o diferencial do empresário orientado para resultados; Planejamento financeiro, controles e indicadores financeiros; e Explorando as fases do negócio – mercado, empresa e clientes.

Durante as atividades, instrutores orientam os empreendedores sobre como melhorar a gestão de seus negócios e identificar áreas de sucesso ou fragilidade de suas empresas, de modo que os resultados sejam convertidos em aumento da produção ou prestação de serviços.

Expectativa

A microempresária Kátia Martins, da Tortas e Cia, é uma das participantes do curso. Ela já está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu negócio: “A oportunidade de aprendizado é muito importante para nós, microempreendedores, pois nos ajuda a identificar muitos erros que podemos consertar e acertos que podemos melhorar. É uma abertura de horizontes”. Proprietária do negócio no bairro Itapuã há três anos, é associada ao Sicoob na agência Champagnat, no Centro de Vila Velha.

João Pedro Paiva, associado ao Sicoob na agência do bairro Santa Mônica, é dono da American Hand Pizzaria. Ele enfatiza que o treinamento está proporcionando uma visão mais ampliada sobre as possibilidades de evolução de seu negócio. Atuando no ramo há dois anos, tem expectativa de aumentar a rentabilidade da empresa por meio da aplicação dos conteúdos do curso.

Turmas

Para Arno Kerchkoff, presidente do Sicoob Centro-Serrano vice-presidente do Sicoob ES, investir na capacitação dos pequenos negócios propicia a geração de renda e o crescimento do Estado. “Essa é uma das metas do cooperativismo que temos alcançado por meio da contribuição para o desenvolvimento dos negócios e para o desenvolvimento da economia local”, ressalta.

Neste ano, o Associado ao Negócio contemplou 300 empresários nas cidades capixabas de Itapemirim, Mimoso do Sul, Fundão Jaguaré, Santa Leopoldina, Montanha, Vila Pavão, Cachoeiro de Itapemirim, Viana e Marechal Floriano, além dos municípios de São Francisco de Itabapoana e Resende, no Rio de Janeiro.

O último destino do projeto, em 2018, será Venda Nova do Imigrante, na região Serrana, onde os associados vão iniciar a capacitação no próximo dia 6 e concluir no dia 29 de novembro.

Segunda fase

No ano que vem, a instituição financeira cooperativa vai iniciar a segunda fase do projeto, que consiste na formação de turmas com os associados que já fizeram a capacitação. O piloto do projeto foi realizado em Iconha e Muniz Freire, em setembro último, com 49 participantes. O intuito é aperfeiçoar ainda mais as competências dos participantes, por meio da abordagem de novos temas, como liderança.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.

Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem mais de 270 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,6 mil unidades, e atende 4 milhões de associados.

Fonte: Assessoria de Imprensa