Ocesc e Epagri firmam convênio cooperativo para divulgação de preços agrícolas «Voltar

O sistema cooperativista catarinense receberá as informações da Epagri/Cepa. Um convênio assinado entre a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e a Epagri dará viabilidade a um sistema unificado de informações agrícolas. O projeto dará subsídios para que as cooperativas tomem as melhores decisões.

“Hoje, os agricultores têm dificuldade ao acesso a informações, que se encontram descentralizadas em diferentes fontes de pesquisa e, muitas vezes, não estão relacionadas. Esse termo de cooperação trará ganhos inestimáveis para o setor e para as cooperativas, dando mais segurança para investimentos e garantindo competitividade”, comenta o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin.

O termo prevê, até 2023, a modelagem de sistemas de preço, safras, estatística agropecuária, além de monitoramento de commodities, missões técnicas prospectivas, reuniões de avaliação e prospecção de estudo em gestão da informação e conhecimento socioeconômico na agropecuária.

“O lucro do produtor rural está no detalhe. E o acesso à informação faz uma grande diferença na tomada de decisões dos produtores. Essa parceria entre cooperativas e Epagri/Cepa diminui a assimetria no acesso à informação e irá render bons frutos para Santa Catarina”, destacou o secretário da Agricultura Airton Spies.

Na solenidade de assinatura do convênio, firmado entre o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, o presidente da Epagri, Luiz Hessmann e o secretário Airton Spies, participaram do ato os presidentes das cooperativas Cravil Harry Dorow, da Coopersulca, Arlindo Manenti, representantes da Fecoagro e do Sicoob Central.

Fonte: Fecoagro