MARGEM DE RENTABILIDADE DOS GRÃOS RECUA ENTRE 40% A 50% EM 2018 «Voltar

Um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), divulgado em Brasília (DF), mostra que, na média, a atividade agropecuária teve significativa redução da margem de rentabilidade em 2018. O comportamento foi impactado pelos custos de produção, puxado pela alta dos preços de insumos como fertilizantes, energia, óleo diesel e rações, e outros fatores como a paralisação dos caminhoneiros.

“Nós observamos que, principalmente nas atividades pecuárias, houve uma redução significativa nas margens de produção e um incremento de custos em grande parte delas, principalmente por conta do aumento dos preços da ração”, explicou o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Na agricultura, soja e milho também apresentaram queda na margem, de 40% a 50%, por conta dos níveis menores de preços e maior oferta. Bruno Lucchi citou também o aumento dos preços dos fertilizantes de 16%, em média, do ano passado para cá, em função da greve dos caminhoneiros e um câmbio mais elevado.

De acordo com o vice-presidente da CNA, Muni Lourenço Silva Júnior, a atividade rural no Brasil é sujeita a questões climáticas, oscilações de preços de produtos comercializados e alta dos insumos, que em grande parte vêm de fora.

Fonte: Datagro