CULTIVO DE ALGODÃO AGROECOLÓGICO VOLTA A SER INCENTIVADO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO «Voltar

O projeto ‘Algodão em Consórcios Agroecológicos’ organizado pelo Instituto C&A e parceiros será lançado no dia 6 de novembro, na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí. A iniciativa vai fortalecer a atuação de OPACs (Organismos Participativos de Avaliação de Conformidade Orgânica), por meio do resgate e fomento ao cultivo do algodão orgânico no semiárido brasileiro.

Neste primeiro momento, o trabalho terá duração de dois anos e o objetivo principal é fortalecer a agricultura familiar por meio do consórcio agroecológico com algodão em nove territórios do semiárido, abrangendo sete estados situados no Nordeste. “Esta parceria nos permite impulsionar a produção do algodão agroecológico por meio do fortalecimento de organizações locais”. Completa Luciana Pereira, gerente de Matérias-Primas Sustentáveis do Instituto C&A.

 

O projeto fornecerá apoio financeiro, técnico, gerencial e produtivo às organizações participantes. A geração de renda, o desenvolvimento das organizações sociais, a conservação dos recursos naturais e a expansão do comércio justo e da produção orgânica do algodão são os principais resultados buscados.

 

“A iniciativa retoma uma atividade que começou há cerca de 10 anos e resultou na formação das primeiras OPACs - que representam as 800 famílias de agricultores do Nordeste, certificadas a emitir o selo de produto orgânico. Queremos criar uma rede entre essas organizações para expandir a produção do algodão agroecológico ao longo de todo o projeto”. Afirma Fábio Santiago, engenheiro agrícola, coordenador do programa na ONG Diaconia.

 

O manejo do algodão, quando não realizado de forma adequada, pode causar impactos socioambientais, como o uso excedente de recursos hídricos e utilização de químicos no combate a pragas. De acordo com informações da Embrapa Algodão, menos de 1% do algodão produzido no mundo é orgânico. “Quando nos voltamos à produção nacional, esse número não chega a 0,1%. É por isso que o algodão sustentável é um tema que temos trabalhado com tanta ênfase no Brasil. Seguimos buscando iniciativas e parceiros que atuem nessa causa e que contribuam para o desenvolvimento da produção de algodão agroecológico em nosso país”, conclui Luciana.

Image004

Fonte: Instituto C&A