Santa Catarina quer exportar leite para China «Voltar

Com uma produção de leite em crescimento acelerado, Santa Catarina busca novos mercados para exportação. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, embarcou no último dia 01 para China, onde participa de uma missão empresarial de análise de mercado para venda de leite e frutas.

O leite é a atividade agropecuária que mais cresce em Santa Catarina, com uma produção de 3,4 bilhões de litros em 2017. O Estado se prepara agora para exportar para a China, o maior importador mundial de lácteos.

A missão empresarial coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) contempla a participação na China Internacional Import Expo (CIIE), além de seminários e reuniões com o governo chinês. “Nós vamos aprender o caminho para exportação de lácteos para a China. Vamos conhecer as preferências dos consumidores e de que forma os supermercados vendem os produtos. Esse aprendizado poderá ser aplicado também a outros países asiáticos, para onde futuramente poderemos exportar lácteos”, explicou o secretário.

Segundo o secretário, o Estado terá grandes desafios para se tornar competitivo no mercado internacional de lácteos, disputando mercados com grandes fornecedores como a Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Uruguai, mas também acredita que o Brasil pode produzir o leite mais competitivo do mundo.

Os três Estados do Sul produziram 12,8 bilhões de litros de leite em 2017 – 38% do total produzido no País. E as expectativas são de que até 2025 a região produza mais da metade de todo leite brasileiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina