Sistema Campo Limpo recebe sobras de agrotóxicos «Voltar

Produtores rurais podem entregar embalagens com resíduos pós-consumo nas centrais de recebimento para correta destinação do material

 

Mais um importante passo em busca de uma agricultura mais sustentável pode ser dado pelos produtores rurais. Como acontece com as embalagens vazias e tampas, também podem ser levadas até as unidades do Sistema Campo Limpo as embalagens com sobras de agrotóxicos, para que os resíduos tenham correta destinação. O material pode ser entregue pelos agricultores em 103 centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas espalhadas por todo Brasil.

 

O recebimento dos resíduos pós-consumo faz parte da iniciativa que atende às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/10 e seu Decreto Regulamentador 7.404/10). São classificados como resíduos pós-consumo sobras dos produtos adquiridos pelo usuário. Isso inclui: agrotóxicos impróprios para uso (produtos registrados nos órgãos federais competentes, mas que estejam com data de validade vencida ou apresentem avaria que impossibilite seu uso); agrotóxicos cujo registro foi cancelado (sem ter o registro proibido e que não tem mais recomendação de uso).

 

Antes de levar as embalagens com sobras de agrotóxicos, o produtor rural deve entrar em contato com a central de seu município e verificar se está entre as que já recebem o material. Nas unidades, também é possível obter informações e orientações prévias sobre os procedimentos para devolução das sobras, que também pode ser agendado pelo ADEV (Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias).

  

FONTE: OGILVY PR