Encontro de Docentes do Cooperativismo debate o ensino cooperativista «Voltar

A didática e o processo de ensino e aprendizagem do cooperativismo foram discutidos na manhã do dia 8 de novembro, em Bento Gonçalves, durante o Encontro de Docentes do Cooperativismo com o tema  “Compartilhando Ideias”. O evento promovido pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop reuniu mais de 100 docentes do Rio Grande do Sul.

O primeiro painel intitulado “Inovação e Práticas Pedagógicas no Ensino do Cooperativismo” foi conduzido pelos professores Gilberto José Miranda e Edvalda Araújo Leal, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Pereira de Castro Casa Nova.

Todos os participantes receberam o livro “Revolucionando a Sala de Aula: Como envolver o estudante Aplicando as Técnicas de Metodologias Ativas de Aprendizagem” de autoria dos professores que apresentaram o painel, e após a apresentação inicial, os participantes foram divididos em oficinas de trabalho por temas específicos, que ofereceram discussões orientadas à instrumentalização para o uso de estratégias de ensino aplicadas no processo educativo, como liderança, comunicação, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e pesquisas.

O Encontro de Docentes do Cooperativismo teve como objetivo principal oferecer espaço para discutir, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula.

FONTE: SESCOOP/RS