Sescoop/RS promove Programa de Educação e Cultura Cooperativista «Voltar

O município de Pedro Osório, na região Sul do Estado, recebeu o Programa de Educação e Cultura Cooperativista, promovido pelo Sescoop/RS. O projeto tem como objetivo integrar dirigentes, associados, colaboradores, familiares e comunidades em que atuam as cooperativas, divulgar a doutrina cooperativista e promover os princípios e valores do cooperativismo, assim como a educação cooperativista por intermédio de espaços culturais, prioritariamente a música.

A programação serve como preparação para a 11ª edição do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, que acontece na cidade no dia 24 de novembro. E para estimular e engajar a comunidade em torno da educação cooperativista, quatro diferentes grupos se reuniram e participaram de palestras e dinâmicas, com a presença de crianças, jovens, mulheres e lideranças. A proposta visa o incentivo desses públicos-alvo para que atuem como multiplicadores de boas práticas de cooperação, com foco no desenvolvimento e na gestão das cooperativas.

Programa A União Faz a Vida e Eco Cooperação

No Ginásio de Esportes 3 de Abril, crianças participaram de atividades e dinâmicas do Programa A União Faz a Vida, conduzido pela Sicredi Fronteira Sul. O projeto tem como objetivo desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Em seguida, a educadora ambiental Samara Arsego Guaragni apresentou o Programa Eco Cooperação, realizado pela Fundação Aury Bodanese, Cooperativa Central Aurora Alimentos e Sescoop/RS, que executa ações de educação ambiental que promovem a importância da conservação e preservação dos recursos naturais, ao buscar a cooperação e a conexão harmônica com o meio ambiente.

Jovens cooperativistas

No Clube Piratini, jovens assistiram a palestra que apresentou a importância das pessoas acreditarem no seu potencial para obter o melhor de si mesmas. Em seguida foi a vez do professor e pesquisador Everaldo Marini, que apresentou dados sobre as cooperativas escolares no Brasil e no mundo, sua história e origem, objetivos, benefícios e responsabilidades. Ele também orientou sobre como constituir uma cooperativa escolar.

Mulheres no cooperativismo

No Clube Recreativo da Terceira Idade Recordar e Viver, os trabalhos foram voltados para as mulheres da comunidade. Cerca de 150 delas assistiram à palestra da diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, que reforçou a importância da participação feminina na gestão das cooperativas. Durante a manhã, o público também prestigiou a palestra motivacional do autor Fabrício Carpinejar e a apresentação da analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, que explanou sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho, ao trazer números e indicadores do movimento cooperativo no Brasil e no Estado. Ela também destacou o papel da mulher como protagonista no cooperativismo e as oportunidades que elas têm para aumentar a participação feminina no cooperativismo gaúcho.

Lideranças da região

O Salão Paroquial de Pedro Osório recebeu o grupo de dirigentes de cooperativas e lideranças da região. Em apresentação, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre as Potencialidades do Cooperativismo Gaúcho e destacou a importância do setor no desenvolvimento econômico e social do Estado.

“Tivemos um ano de resiliência econômica, imposta pela recessão. Reconhecemos também que nossas cooperativas tomaram decisões importantes para projetar o seu futuro em um cenário difícil. Por serem sociedades constituídas por pessoas, e não por capital financeiro, as cooperativas constroem e projetam seus investimentos numa proposta de crescimento com base na mútua colaboração. É nisso que acreditamos. É isso que fortalece e sustenta o setor cooperativista”, afirmou o presidente do Sistema Ocergs- Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Mesmo diante de um cenário de retração econômica, Perius ressaltou que as cooperativas aumentaram seus postos de trabalho no Estado, com geração de 61,8 mil empregos diretos. Desses, 90,8% concentra-se nos ramos Agropecuário, Saúde e Crédito.

Fonte: SESCOOP/RS