Ocergs reúne prefeitos e vereadores para tratar da vigilância 24 horas em instituições financeiras «Voltar

A Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul) reuniu no dia 23 de novembro, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), vereadores e prefeitos de municípios gaúchos, juntamente com dirigentes e técnicos do Sicredi, para debater as legislações municipais que tratam da vigilância 24 horas. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, conduziu os trabalhos.

Gerson Ricardo Seefeld, diretor-executivo da Central Sicredi Sul/Sudeste, destacou que a Central Sicredi Sul/Sudeste reúne 43 cooperativas singulares e está presente em 92% dos municípios gaúchos, em mais de 450 cidades. Em 138 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira, o que reforça o compromisso social de estar presente junto às comunidades onde a cooperativa de crédito atua.

Segundo Seefeld,  todas as medidas de segurança que a cooperativa tem tomado reduz os índices de acessos dos criminosos aos numerários e ainda ressaltou que a maior das preocupações do Sicredi é com a segurança de seus colaboradores, terceirizados e associados. A questão da viabilidade econômica também foi esclarecida, já que em caso de presença de vigilantes por 24h nas unidades de atendimento, a manutenção de algumas agências poderá ser inviabilizada em função dos altos custos.

O assessor jurídico Tiago Machado, representante da Central Sicredi Sul/Sudeste, discorreu sobre os aspectos legais da norma em discussão e os responsáveis pela área de segurança das cooperativas, Wagner Gotardo e Ricardo Golder, apresentaram as medidas que o Sicredi vem tomando para minimizar os impactos da criminalidade.

O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto disse que o Estado está atento as questões de segurança pública e que este deverá ser um tema de debate do Conselho Estadual do Cooperativismo.

Fonte: SESCOOP/RS