Consultores e profissionais de comunicação das cooperativas abordam desafios e manejo para próxima safra «Voltar

A UPL com apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul promoveu o Encontro UPL - Fecoagro/RS  em Passo Fundo. O evento levou pesquisadores e palestrantes para falar sobre Fitopatologia e Entomologia, e também sobre a comunicação e seus desafios para as cooperativas.

A primeira atividade do encontro foi marcada com palestras dos pesquisadores das equipes técnicas das cooperativas: Silvestre Belettinni, Entomologista,  e Carlos Forcelini, Fitopatologista. “As informações que os pesquisadores trouxeram foram muito relevantes no sentido de podermos entender um pouco melhor como será a safra, principalmente na nossa região que é atingida pelo mofo-branco, a ferrugem que nunca deixou de ser um grande tema, mas também sobre as pragas como os percevejos”, salienta Fernando Martins, Coordenador Técnico de Validação da Cotrijal.

Em seguida, profissionais de comunicação das cooperativas do sul receberam Tadeu Bretas, do Inova Consulting e Andrea Monteiro, da Ideologia Digital, para falar sobre os desafios da comunicação e os avanços do marketing digital aplicados às cooperativas e quais são as ações de relevância e os novos planejamentos necessários no dia a dia desses profissionais.

“Participar do Encontro UPL - Fecoagro/RS foi uma ótima oportunidade para aprofundar conceitos sobre congruência, assertividade e empatia nos conteúdos de comunicação do agronegócio que estão inseridos neste novo e instigante mundo digital. Temos uma responsabilidade muito grande, pois nós, comunicadores, somos facilitadores do conhecimento e precisamos inovar para transformar. Nosso papel é vital na relação e crescimento da cooperativa e do associado”, conta Silvana Lima, jornalista e assessora de comunicação da Cotrisal.

No encerramento foi realizada uma grande confraternização com coquetel oferecido por Sperto, Triziman e Tridium, as mais recentes ferramentas de Manejo da UPL para o complexo de doenças da soja. “Foi bem interessante essa parte de integração da noite, com todos os participantes e, que promoveu trocas que são tão importantes e que enriquece um grande evento”, finaliza Fernando Martins. 

Por meio do tema “Manejo de doenças e percevejos”, a UPL conseguiu promover um encontro que levou informações importantes para a rotina das cooperativas a fim de contribuir com o trabalho executado por elas e também manifestar apoio nas ações para os produtores rurais indiretamente. “É a primeira vez que realizamos um evento desses no Sul, no qual além dos departamentos técnicos das cooperativas, os departamentos de comunicação são envolvidos, para absorver conhecimentos em um mesmo evento, para trocar experiências, reciclar técnicas, e levar esses novos conhecimentos para melhorar suas ações diárias junto aos cooperados”, afirma Edson Pitta, Gerente de Marketing Cultivos Extensivos Sul da UPL.

Fonte: Teia Editorial