Comunicadores de cooperativas participaram de Encontro estadual «Voltar

O Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista ocorreu, pela primeira vez, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, em uma nova configuração. O evento apresentou um painel, que trouxe o momento atual das Cooperativas Central Sicredi Sul/Sudeste, Cotripal, Federação Unimed-RS e Coprel. À tarde, o Sistema trouxe o palestrante Alysson Lisboa, que apresentou a Comunicação Transmídia e realizou uma oficina, onde os presentes puderam trazer o assunto na prática para suas cooperativas.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke recepcionaram os presentes. “Hoje, o cooperativismo, sem ter notícia, não existe”, afirmou o presidente, ao apresentar os dados positivos do cooperativismo gaúcho nos momentos recentes de crise. “Sejam vocês os arautos da boa comunicação cooperativa”, concluiu.

Daniela apresentou o momento atual da comunicação nacional. “Estamos aqui para trabalhar, esclarecer, e mostrar a força do cooperativismo”, declarou a gerente.

 

Painel aproxima situação da Comunicação nas cooperativas 

O painel, mediado pelo Coordenador da Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Junior Oliveira, foi composto por representantes de diversas entidades. Os convidados tiveram a oportunidade de relatar experiências na atuação da comunicação das cooperativas e as diferentes formas de fazê-la, seja com associados, com dirigentes, com o mercado, com os colaboradores e com a imprensa.

O gerente de Comunicação e Marketing da Central Sicredi Sul/Sudeste, Ivan Carlos Novello, deixou um pedido à plateia: “Precisamos nos unir para mostrar o que é o cooperativismo”, aclamou. Já o relações públicas da Cotripal, Maiglon Hess, apresentou uma dificuldade comum a todos os presentes: “Nosso desafio é trazer mensagens diferentes para os diferentes meios”, afirmou.

Fernanda Tremarim, assessora de Comunicação e Marketing da Federação Unimed/RS, trouxe uma situação que se repete em várias cooperativas: “Não podemos deixar de fazer o que fazíamos e precisamos investir em novas mídias, mas nossos investimentos nem sempre acompanham essa realidade”, declarou. E Raquel Lazzarotto, orientadora de Comunicação e Marketing da Coprel, fechou o painel lembrando a todos que é importante amar o que se faz, mas “o colaborador também precisa amar a cooperativa”, concluiu.

 

Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias

Na abertura das atividades na parte da tarde, o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Mário De Conto, explanou sobre os cursos e possibilidades de formação oferecidas pela instituição. Dentre as novidades, Mário anunciou o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios para o Cooperativismo, que será realizado em parceria com a Unisinos. “Eventos como este são importantes para que vocês possam apresentar suas demandas e necessidades específicas”, lembrou

 

Narrativas Transmídia: Construção de História para Engajamento de Público

O mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic (Espanha), Alysson Lisboa, interagiu com os participantes e falou sobre a forma de propagação de conteúdo com a utilização de transmedia storytelling. “Antes de mais nada, devemos procurar conhecer quem é o nosso consumidor hoje, pois vivemos em mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo”, afirmou.

            O palestrante destacou as mudanças constantes e dinâmicas com as quais os profissionais de comunicação convivem na sua rotina de planejamento estratégico, gestão e execução. Ao mencionar o crescimento exponencial na utilização de smartphones, Lisboa chamou atenção para um estudo da Anatel que indica que sete em cada dez brasileiros tem um smartphone. “O que as pessoas mais consomem nos celulares? O brasileiro assiste, em média, 38 horas de conteúdo audiovisual por semana, o que reforça o quanto o vídeo é fundamental para uma comunicação assertiva”, comentou.

 

Transmedia Storytelling

Consultor nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, mídias sociais, marketing digital, cidades inteligentes e inovação, Alysson Lisboa ressalta que o melhor modo de atingir a audiência é através do transmedia storytelling. “Contar histórias gera engajamento, pois o ser humano se identifica e se sensibiliza com conteúdos que tocam todos os aspectos de sua vida. As histórias precisam se conectar às pessoas emocionalmente”, observou.

Lisboa explica que o consumo atualmente parte de um processo coletivo e a circulação de conteúdos depende de uma postura mais ativa do consumidor, o que exige uma cultura participativa entre produtor e consumidor. “Os prosumidores, isto é, produtores e consumidores, participam da construção do mundo narrativo”, enfatizou.

 

Oficina e trabalho em grupo

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho com o objetivo de colocar em prática uma estratégia em comunicação com a utilização dos critérios de propagação. “Esse projeto foi desenvolvido ao longo de dois anos e usa como base os preceitos de propagação de Henry Jenkins e outros autores. Esse canva que eu criei contribui com o objetivo da campanha, a definição de persona e como alcançar e atrair a audiência”, destacou.

Fonte: Sescoop/RS