Inovação é o caminho do Cooperativismo de Crédito «Voltar

Debates, palestras e negócios marcaram o maior evento latino-americano do setor

O impacto da inovação e das soluções digitais no cotidiano, as implicações da emoção humana num mundo em transformação e as mudanças esperadas na economia brasileira a partir de 2019, com o novo Governo Federal, foram alguns dos temas principais do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – 12º CONCRED, encerrado nesta sexta-feira, dia 23, em Florianópolis, no CentroSul.

 

Durante os três dias do evento, mais de 2 mil lideranças cooperativas do País acompanharam as informações sobre o posicionamento do setor nos mercados nacional e internacional, conheceram experiências de sucesso das áreas de inovação e de sustentabilidade e ainda refletiram sobre como gerenciar negócios, humores e a vida no mundo contemporâneo. O 12º CONCRED foi promovido pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), ao lado das filiadas Sicoob SC/RS e Unicred SC/PR e teve apoio institucional do Banco Central do Brasil e do Sebrae Nacional.    

 

OTIMISMO ECONÔMICO

O talk show sobre o Cenário Econômico e Político com Roberto Padovani, economista-chefe do Grupo Votorantin, e com a jornalista Cristiana Lôbo, analista da Globo News, foi mediado por Kedson Macedo, presidente da Confebras. Os convidados apresentaram uma visão otimista para o País com o novo governo. Padovani destacou que o novo ciclo econômico é positivo. “O que deve ser feito de imediato é a Reforma da Previdência, que irá destravar o país. Hoje as contas públicas estão desarrumadas, há descontrole das dívidas e os gastos do governo são com folha de pagamento, metade com a Previdência. É preciso parar a sangria, estabilizar a dívida e assim recuperar a confiança dos investidores”, defendeu Padovani.

Para a jornalista Cristiana Lôbo, o futuro governo tem condições políticas e popularidade capazes de aprovar as reformas necessárias. “Creio que terá apoio, em especial nos primeiros seis meses, se não cometer nenhum erro grave. Este será um governo completamente diferente dos que já tivemos, pois se o Congresso Nacional tentar barrar alguma proposta importante, o presidente deverá ir às redes sociais denunciar. E isso pode funcionar”, afirmou.

 

MERCADO, EMOÇÃO E INOVAÇÃO

Ao lado dos palestrantes nacionais e internacionais que trataram da importância e das perspectivas de crescimento do cooperativismo de crédito, os participantes do CONCRED conheceram um pouco do novo mercado impulsionado pela inovação tecnológica contínua nas palestras de Martha Gabriel, autora do best- seller Marketing na Era Digital, e do CEO da SambaTech e Top Linkedin InFluencer, Gustavo Caetano. Já a dimensão humana que este novo mundo traz, inclusive na nova geração de nativos digitais, foi foco das palestras da poetisa e psicanalista Viviane Mosé, do professor Dado Schneider e do especialista em neuromarketing  Fernando Kimura.

 

O CONCRED, que é o maior evento latino-americano do setor, realizado a cada dois anos, também apresentou um Espaço de Negócios com 22 expositores e o Espaço FintechCoopLab, pela primeira vez instalado no local. Doze startups de todo o país, responsáveis por soluções inovadoras para o setor financeiro, apresentaram seus serviços aos cooperativistas participantes do congresso. Fábio Gonsalez, CEO da Plataforma TOQ e diretor do FintechLab, organizou o espaço e celebrou a boa experiência. Ele destaca que os bancos tradicionais já descobriram as startups e sua capacidade de unir agilidade e resultado. “A aproximação das startups com as cooperativas é muito fácil, é preciso apenas uma visão mais ativa, como a que foi apresentada pelas palestras do CONCRED”.

 

No final do evento, foi lida a Carta de Florianópolis aos participantes, que trata dos temas de governança e regulação, além da intercooperação, que tem um peso muito grande no Sistema. Além de ser divulgada junto a todas as cooperativas singulares e Centrais integrantes do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, a Carta será encaminhada ao Congresso Nacional e ao Executivo Federal.

 

Na avaliação do presidente da Confebras, o evento serviu para debater os grandes temas do cooperativismo sem preconceito diante de uma plateia gabaritada de todo o Brasil. “O terreno foi fértil para o relacionamento e a troca de boas práticas Isso nos dá a tranquilidade do dever cumprido”, resumiu Macedo. A próxima edição do CONCRED será realizada em 2020 na Região Nordeste do País.

Fonte: M.Bertelli Comunicação