FPA e entidades do setor produtivo debatem desafios da agropecuária em 2019 «Voltar

O cenário da agropecuária e do Brasil para o próximo ano é de desafios e perspectivas. Esse foi o tom do discurso no seminário Agro Cenário 2019, realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), no dia 12 de dezembro. O evento contou com a participação da presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e futura ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina (DEM/MS), além de outros parlamentares e entidades do setor produtivo.

Tereza Cristina explicou que o momento pede uma comunicação melhor da porteira para dentro e para fora. “Conhecemos o nosso potencial. Precisamos mostrar isso da forma mais exitosa possível. A agricultura é uma só. O nosso grande desafio agora é fazer a agricultura familiar ser cada vez mais parte integrante da força da agropecuária brasileira”, destacou a presidente.

À frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a futura ministra destacou que fará uma gestão, interna e externa, mais ágil e alinhada com o Ministério do Meio Ambiente. “A agilidade, com segurança jurídica, vai garantir o progresso que o país precisa”, disse Tereza Cristina.

Para o futuro presidente da FPA em 2019, deputado Alceu Moreira (MDB/RS), a pesquisa e a tecnologia na competitividade da produção brasileira são necessárias. Ele reiterou que o planejamento do setor agropecuário não pode mais ser feito de três em três anos.“Precisamos pensar a longo prazo. Queremos uma política para 10 anos. Precisamos de previsibilidade e segurança”, afirmou o deputado.

Moreira disse ainda que o país necessita de políticas públicas mais eficientes e modernas. “Simplificar não é precarizar. É alavancar o desenvolvimento do país. Precisamos de um arranjo produtivo transversal que pense a logística, a infraestrutura, o acesso a crédito e investimentos em uma só política pública”, concluiu.

Também presente no evento, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, refletiu sobre os avanços conquistados ao longo de sua gestão, principalmente, na abertura do mercado externo. “Tivemos um trabalho árduo no regaste da confiança do nosso produto perante o mercado internacional. Hoje, a agricultura cresceu de forma exponencial e assumiu grandes responsabilidades. O Mapa é um ambiente prazeroso, pois trabalhamos com a nossa vocação, que é o agro”, disse o ministro.

Anfitriões

Em seu discurso de abertura, o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, afirmou que o Brasil vive um novo cenário político e econômico e o setor agropecuário está inserido nele. Para o presidente, urge a necessidade de uma política agrícola mais eficiente, que possa dar tranquilidade ao produtor e ao mercado externo. “Precisamos mostrar o verdadeiro Brasil: aquele que produz, que gera emprego e renda”, destacou.

O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho desenvolvido pela FPA, os desafios da agropecuária brasileira, além de criar um ambiente para troca de conhecimento.

Fonte: Imprensa FPA