Instituto Sicoob levará projeto Voluntário Transformador para mais oito Centrais em 2019 «Voltar

No mês que se comemora o Dia Internacional do Voluntário, o Sicoob mostra como a iniciativa é a porta de entrada para todas as ações do Instituto. Logo, colocar projetos e ações em prática requer o esforço de muitas pessoas que se voluntariam doando seu tempo, conhecimento e energia para esta finalidade.

Para lembrar deste importante trabalho, o Instituto Sicoob informa que em 2019 levará o projeto Voluntário Transformador, e os outros programas da instituição, para todas as Centrais que aderirem ao Instituto e estiverem preparadas para sua implementação. Atualmente, mais de 1.640 voluntários já fazem esse trabalho pelos estados do Amapá, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Brasília.

 

Capacitação

O Programa Voluntário Transformador foi desenvolvido com o intuito de fazer a gestão do voluntariado no Instituto Sicoob a fim de intensificar a capacitação de voluntários. Nesse sentido, as ações são coordenadas em um ciclo formado pelas seguintes etapas: sensibilização, formação, adesão, engajamento e reconhecimento.

Até hoje, mais de 810 voluntários foram capacitados pelo Instituto Sicoob e mais de 130 mil pessoas foram atendidas. “O Instituto Sicoob veio para dar visibilidade para nossas ações. Quando trazemos mais voluntários para trabalhar, multiplicamos a capacidade de falar e de difundir o cooperativismo. O voluntariado é uma via de mão dupla: você vai levar, doar algo, e na verdade é você quem recebe”, comenta a voluntária Waldete Seabra, do Sicoob Cooesa em Belém, no Pará.

 

Algo maior

O banco de voluntários do Instituto Sicoob é formado por empregados e diretores do Sicoob. A instituição acredita que a prática do voluntariado ajuda a desenvolver competências como respeito às diferenças e liderança solidária, além de proporcionar a oportunidade de fazer parte de algo maior, que trará benefícios para a comunidade, gerando satisfação pessoal e senso de pertencimento ao Sicoob. “Quando encontramos uma pessoa que não conhecemos, mas que ela nos reconhece e lembra de algo falamos em uma ação voluntária, é muito gratificante. Significa que marcamos a vida daquela pessoa”, declara Thiago Franklin, voluntário do Sicoob Norte do PR, em Londrina.

 

Fonte: Approach Comunicação