Intercâmbios: Cooperativas baianas conhecem experiências de boas práticas de gestão «Voltar

As cooperativas baianas têm caminhado em busca da excelência da gestão. Para isso, o Sescoop Bahia, como incentivador desse processo, promove tanto capacitações para a adesão das cooperativas ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), quanto intercâmbios de boas práticas de gestão.

O ciclo de intercâmbios deste ano aconteceu em quatro estados do país: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A iniciativa oportunizou que 118 pessoas, representantes de 54 cooperativas da Bahia, conhecessem as experiências bem sucedidas de cooperativas brasileiras que avançam por meio do PDGC e já foram reconhecidas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.

Experiência

Por meio dos intercâmbios, os cooperativistas baianos, sejam dirigentes, funcionários e cooperados, conheceram de perto as experiências de gestão e governança das cooperativas visitadas, que as tornam competitivas no mercado com a realização de programas voltados para planejamento, sustentabilidade, educação cooperativista, relacionamento com o quadro social e desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas. Em todas as instituições a implantação do PDGC é compromisso de todos, desde a alta direção até a área técnica operacional, e os ganhos com a adesão ao programa só trouxeram benefícios, embora seja preciso empenho para cumprir todas as suas fases (saiba mais sobre o PDGC). 

 

Depoimentos

As cooperativas retornaram para suas bases com bastante conhecimento para multiplicar e colocar em prática. Acompanhe alguns depoimentos de quem participou:

“Participar do intercâmbio é sempre enriquecedor. É uma experiência que possibilita ganhos tantos nas competências técnicas como nas comportamentais. Muito importante ter a oportunidade de acessar essas cooperativas que hoje são modelos de excelência e inovação, mas que começaram pequenas e através da profissionalização da gestão e alinhadas com a missão e valores estão consolidadas. Retornarmos abastecidos de motivação e ideias para colocar em prática. Agradeço imensamente ao SESCOOP/BA pela oportunidade”, afirma Marianne C. Reis, Assistente do NDH da Unimed Itabuna.

“O intercâmbio foi importante porque pudemos conferir o uso das ferramentas do PDGC através de cooperativas que já implantaram. Importante também foi o testemunho dos gestores em relação às dificuldades iniciais, mas que foram superadas com perseverança e comprometimento com os resultados. Planejamento foi a palavra-chave mostrando que as ações precisam ser implementadas e acompanhadas para que o objetivo seja alcançado”, ressalta Maria Sirlene de Souza, Gerente Administrativo Financeiro da Cooperativa Agrícola Juazeiro Bahia – CAJ.

“O meu maior aprendizado foi a assimilação de um conjunto de boas práticas de gestão. Poder ver as inovações em diferentes campos da atividade cooperativa é inspiração para a edificação aqui na minha cooperativa. Foi uma experiência incrível e muito válida”, destaca Camila Dorea Fernandes Silva, Presidente da Cooperativa de Trabalho Odontológico de Feira de Santana - Uniodonto Feira de Santana.

“Foi incrível a experiência de conhecer e vivenciar as melhores práticas das cooperativas e programas sociais que fazem parte do escopo das mesmas. Enxergar e sentir a viabilidade de aplicar na nossa realidade os programas sociais almejados foi muito enriquecedor. Voltamos com a certeza que poderemos transformar e impactar a nossa comunidade”, diz Michelle Araújo, Analista de Gestão de Pessoas da Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos no Estado da Bahia - Sicoob Cred Executivo.

“Destaco a experiência da Cocamar/Maringá. Uma cooperativa extremamente estruturada, organizada, com histórico de excelência na gestão, onde os valores cooperativistas sempre são valorizados. Agradecemos em nome da Coopaita ao Sescoop/BA e a OCEB por ter nos proporcionado esse intercâmbio muito significativo, marcante e de grande aprendizado para a nossa gestão”, aponta Aderval, Diretor Presidente da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba – Coopaita.

“Fomos ver de perto a história e as boas práticas sendo aplicadas com paixão e responsabilidade, vivendo um desafio diário de transformar o atendimento em relacionamento. Estou muito feliz por ver de perto histórias com tanta riqueza de detalhes, que me transportaram para o passado e percebi que devemos resgatar nos mínimos detalhes a história da nossa cooperativa, para que no futuro tenhamos algo positivo e sólido para contar aos nossos netos e todos que darão continuidade”, conclui Arnóbio Rios, Presidente do Sicoob Sertão e Conselheiro Fiscal do Sescoop/BA.

 

Por Ascom Sescoop/BA