Evento discute a inclusão da agricultura familiar na cadeia de alimentos «Voltar

Segundo o Censo Agropecuário de 2017, 84% das propriedades rurais localizadas em Santa Catarina são de agricultores familiares. Logo, inserir esses pequenos produtores na cadeia de alimentos dos grandes centros urbanos é um grande desafio. Para tratar dessa questão, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA) convidam lideranças e representantes dos agricultores e de compradores para a Reunião de Validação das Diretrizes para a Inclusão da Agricultura Familiar, que acontece no dia 17 de dezembro, às 14h na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca em Florianópolis.

O objetivo do encontro é apresentar o Projeto Bota na Mesa, executado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV em parceria com o Citi, que busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. Os participantes conhecerão também o documento que traz as Diretrizes Públicas e Empresariais para a Inclusão da Agricultura Familiar.

As Diretrizes para a Inclusão da Agricultura Familiar são divididas em três grupos: relações de consumo, juventude na agricultura e infraestrutura e tecnologia. O documento foi construído com a participação de mais de 120 representantes de 80 organizações, entre empresas varejistas, indústrias de alimentos, startups, organizações da sociedade civil, agricultores familiares e representantes de governo.

 

Fonte: MB Comunicação