Cooperativas do ramo agropecuário estão entre as melhores da Dinheiro Rural «Voltar

Cinco cooperativas do ramo agropecuário foram reconhecidas nesta terça-feira, em São Paulo, por sua força, competitividade, excelência e empreendedorismo. A Agroindustrial Cooperativa (Coamo), a Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus), ilustram a categoria de Mega Cooperativas, ou seja, aquelas com receitas acima de R$ 2,5 bilhões. A Cooperativa Agrícola de Unaí Ltda (Coagril) e a Cooperativa Agroindustrial (Cooperja) integram a categoria Grandes Cooperativas, cujas receitas são de até R$ 2,5 bilhões.

A Coagril também faz parte do ranking das melhores em gestão de cadeia produtiva. Ficou em terceira colocação, atrás da Ambev, Cargill e Bayer. Já nos prêmios setoriais, na categoria Açúcar e Bionergia, a Coopersucar foi o grande destaque.

 

Melhores da Dinheiro Rural

O prêmio criado pela Editora Três é uma grande homenagem aos que transformaram o agronegócio brasileiro em um dos mais importantes do mundo. A escolha das melhores empresas, cooperativas e produtores rurais é uma parceria da revista Dinheiro Rural com o Conselho Científico para a Agricultura Sustentável, Instituto Universal de Marketing em Agribusiness e o Instituto de Métricas Agropecuárias Inttegra. O prêmio é dividido em dois eixos, contemplando As Melhores Empresas do Agronegócio e Os Destaques da Pecuária.

As empresas e as cooperativas são avaliadas por setor e em conjunto, no denominado Grandes Prêmios. Na avaliação setorial é levada em conta apenas a sustentabilidade financeira. Nos Grandes Prêmios, as empresas e as cooperativas são reunidas em um só bloco e avaliadas pelo seu desempenho na gestão financeira e na gestão corporativa, divididas em dois blocos.

No bloco do agronegócio direto estão aquelas que atuam dentro da cadeia produtora de alimentos e no indireto estão aquelas que atuam fora, levando em conta o antes da porteira, o depois da porteira e a atividade fim. Além disso, é escolhida a Melhor em Gestão de Cadeia Produtiva onde são analisadas suas políticas de atuação em todos os elos.

No final do processo é escolhida a Empresa do Ano. Nesta edição, o prêmio foi para a Camil Alimentos.

Fonte: Sistema OCB & Dinheiro Rural