Balanço da Faeg mostra que empregos na agropecuária aumentaram mais de 10% em 2018 «Voltar

A safra de grãos (2017/18) também é a segunda melhor da história no País

Atualmente 13 milhões de ovos são vendidos todos os meses. Com o crescimento da produção em 2018 foi preciso aumentar o número de funcionários em 15%. “Em 2017 tínhamos 350 mil aves, hoje são 600 mil, divididas em 10 galpões que foram modernizados, mas mesmo assim tivemos que aumentar a mão de obra”, explica Darlim Mackert, gerente de planejamento e controle da granja Ovos Loyla.

Já  a comerciante Andreia Costa, tem uma loja de produtos típicos da roça no setor Bueno, em Goiânia.  No estabelecimento, ela vende carne de lata, queijos, linguiças e outros produtos produzidos em três fazendas. Mesmo com o período de resseção da economia a empresa só cresceu. “Nesse ano, foi preciso quase dobrar o número funcionários fixos nas fazendas”, conta a produtora rural.

Os exemplos acima reforçam um dos destaques da agropecuária goiana. De janeiro a setembro foram gerados 11.135 empregos em Goiás, resultado 10,2% maior do que em 2017. Os números fazem parte do balanço da agropecuária de 2018 que serão apresentados no dia 20 de dezembro, às 8h30, durante 'Coletiva de Imprensa', na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.

Entre os principais pontos a se comemorar também está o resultado da safra de grãos (2017/18) – segundo melhor da história no País – e avanços tecnológicos no campo, o que fez superar os desafios da alta do dólar à greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio. Na ocasião, o presidente da Faeg José Mário Schreiner, apresentará alternativas que abrem caminho para um ciclo com perspectivas positivas para 2018.

Fonte: Sistema Faeg