Novo presidente do BB sinaliza corte no subsídio do crédito rural «Voltar

O novo presidente-executivo do Banco do Brasil, Rubem Novaes, afirmou planos do novo governo de reduzir subsídios para o crédito rural, passando a usar, em vez disso, mais seguros agrícolas. “Você tem uma posição hoje do Banco Central e da Fazenda de que você deve dar menos apoio ao juro, menos subsídio ao juros, e dar mais apoio ao seguro agrícola”, disse.

Novaes destaca a ação como uma nova tendência voltada “trabalhar mais com seguro e menos com subsídio”, completou. Durante a cerimônia de posse no novo presidente-executivo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, adiantou que haverá novidades sobre crédito na próxima semana, mas a prioridade de sua pasta vão ser justamente os seguros.

Novaes rejeitou intenção de vender ativos que considere críticos para as atividades principais do BB, chamadas por ele de joias da coroa.

“Tem a parte toda de administração de fundos, a de meios de pagamento, de seguridade, crédito para pessoa física e pequenas e médias empresas, indiscutivelmente as áreas mais rentáveis do banco”, enumerou.

O executivo rejeitou, no entanto, planos para se desfazer de ativos mais importantes. Contudo, para áreas que tem menos importância para a estatal, o desinvestimento não está descartado. “Entendemos que alguns ativos do banco não guardam sinergia com suas atividades principais; nestes casos, realmente consideraremos os desinvestimentos”, explicou.

Novaes adiantou ainda que haverá mudanças na estrutura do banco, com a manutenção de alguns vice-presidentes nos quadros do banco e algumas trocas de cadeiras. Disse também que ainda não há decisão sobre um possível plano de demissão voluntária (PDV).

Fonte: Reuters