Cerca de 4.500 produtores rurais são treinados pelo Senar/SC em fevereiro «Voltar

Com o objetivo de realizar a educação profissional e contribuir para o desenvolvimento da produção de maneira sustentável, oportunizando competitividade e avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove mensalmente cursos gratuitos. Todas as regiões do território catarinense são beneficiadas com treinamentos nas mais diferentes áreas de formação profissional.

No mês de fevereiro serão 277 cursos com aproximadamente 4.500 profissionais do meio rural beneficiados. Para participar de futuros cursos os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária e conteúdo.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a entidade atua com o intuito de organizar, administrar e executar o ensino da formação profissional rural e da promoção social dos produtores e trabalhadores rurais e seus familiares.

            CURSOS EM FEVEREIRO

Entre os cursos programados para a região Norte está o de prevenção às deficiências na área rural, no dia 04 em Porto União. Nos dias 14 e 15, ocorre em Itaiópolis a capacitação em criação de bezerras e novilhas. O município de Campo Alegre terá no período de 18 a 21, o treinamento de inseminação artificial em bovinos. A qualificação em primeiros socorros será promovida nos dias 19 e 20, em Rio Negrinho. Nos dias 21 e 22, será desenvolvido em Major Vieira o curso de manejo de gado leiteiro. A capacitação em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural está prevista para o período de 25 a 27, em Monte Castelo.

            Para a região do Vale do Itajaí está agendado o treinamento em cultivo protegido de hortaliças nos dias 11 e 12, em Guaramirim. Nos dias 12 e 13, ocorre em Benedito Novo a qualificação em piscicultura. O município de Vidal Ramos terá no período de 13 a 15, o curso de gestão da propriedade rural. Nos dias 14 e 15, ocorrerá em Massaranduba a qualificação em cultivo de plantas medicinais. O treinamento em empreendedorismo rural será promovido em Doutor Pedrinho nos dias 18 e 19. O município de Rio do Sul terá nos dias 26 e 27, aqualificação em casqueamento e ferrageamento de equídeos.

Na região Sul ocorrerá a capacitação em culinária de peixes e frutos do mar nos dias 04 e 05 em Palhoça. O município de Araranguá terá no período de 04 a 08, o curso de doma racional de equídeos. A qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos será desenvolvida nos dias 12 e 13, em Sangão. Nos dias 19 e 20, o município de Treviso terá o treinamento em olericultura orgânica. As capacitações em operação e manutenção de roçadeira e turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios serão realizadas, respectivamente, nos dias 27 e 28, em Angelina e Turvo.

Na região da Serra Catarinense o município de Anita Garibaldi terá a qualificação em turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios nos dias 04 e 05. O município de Alfredo Wagner terá nos dias 07 e 08, o curso de processamento de carne de frango. A capacitação em aumento da produtividade do mel será promovida nos dias 11 e 12, em Otacílio Costa. No período de 11 a 15, ocorrerá em Bom Retiro o treinamento em doma racional de equídeos. O município de Urubici terá de 18 a 21, a qualificação em artesanato de costura em tecidos. No dia 26 o curso de ensilagem será realizado em Urupema.

            Para o Meio Oeste está programado o treinamento em cultivo protegido de hortaliças nos dias 04 e 05, em Abdon Batista. No período de 04 a 06, a capacitação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será desenvolvida em Treze Tílias. Omunicípio de Vargem terá no período de 05 a 07, o curso de artesanato em couro. No dia 13 será realizado em Campos Novos a qualificação em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem). O treinamento sorrindo no campo será ofertado no dia 18 em Fraiburgo. O município de Água Doce receberá a capacitação de artesanato em tear com lã de ovelha no período de 25 a 28.

Entre os cursos da região Oeste está o programa 5S que ocorrerá no dia 8, em Cordilheira Alta. No período de 11 a 15, será promovido em Ipira a qualificação em rédeas. Omunicípio de Abelardo Luz terá no dia 13, o treinamento em ensilagem. A capacitação em produção caseira de massas para congelamento será desenvolvida nos dias 19 e 20, em Formosa do Sul. No mesmo período o município de Entre Rios receberá o curso em cultivo protegido de hortaliças. O município de Xavantina terá no período de 19 a 21, a qualificação em produção caseira de pães e biscoitos.

No Extremo Oeste os municípios de Mondaí e São José do Cedro terão os treinamentos em derivados de leite e aproveitamento integral de alimentos, respectivamente, nos dias 04 e 05. A capacitação em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem) será realizada em Paraíso no dia 11. Guarujá do Sul contará com o curso de jardineiro nos dias 18 e 19. No período de 19 a 21, o treinamento em operação e manutenção de motosserra no corte de árvores será desenvolvido em Saltinho. Aqualificação em tratamento de madeira ocorrerá nos dias 26 e 27, em Itapiranga.

Fonte: MB Comunicação